Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 11 > TRT comemora amanhã o Dia Mundial do Diabetes: proteja-se
Conteúdo

TRT comemora amanhã o Dia Mundial do Diabetes: proteja-se

Não perca a palestra às 9h na Área de Integração Cultural
publicado: 13/11/2008 08h37 última modificação: 30/09/2016 10h19

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado anualmente em 14 de novembro e o Serviço de Saúde, através da Seção Médica, realiza nesta sexta-feira algumas atividades com o objetivo de chamar a atenção para o controle da doença.

A partir das 9h na Capela e na Área de Integração Cultural haverá palestra sobre o tema com a verificação da glicemia capilar. A Organização  Mundial de Saúde reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial.

O diabetes acontece quando o pâncreas deixa de fabricar a insulina ou passa a fabricar em quantidade insuficiente. Há vários tipos de diabetes

Tipo I (Diabetes Insulino-dependente), que em geral ocorre na infância ou na adolescência, e requer o uso de insulina exógena no tratamento. A do Tipo II (Diabetes Não Insulino-dependente), que aparece em adultos, geralmente após os 40 anos de idade, em geral é tratada com comprimidos antidiabéticos orais. A insulina pode ser necessária em situações especiais.

Segundo os médicos a hereditariedade, obesidade,infecções graves, gravidez, cirurgias, estresse, envelhecimento e sedentarismo são fatores que podem acarretar a diabetes. Alguns sinais de alerta são: urinar muitas vezes, sede exagerada, perda de peso, ter muita fome,desânimo, fadiga, câimbras, tremores, visão embaraçada, e cicatrização difícil.

 

O diabetes não controlado durante um período prolongado pode resultar em várias complicações, entre elas a cegueira, doença renal, ataques cardíacos, derrame cerebral, amputação de pés ou pernas, aumento das infecções e impotência sexual. O melhor caminho é manter o bom controle da taxa de açúcar no sangue, evitando o consumo exagerado de doces, bolos e tortas.