Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2009 > 03 > Presidente reúne gestores e apresenta novo modelo de Avaliação de Desempenho
Conteúdo

Presidente reúne gestores e apresenta novo modelo de Avaliação de Desempenho

publicado: 18/03/2009 14h58 última modificação: 30/09/2016 10h19

O presidente do TRT, juiz Edvaldo de Andrade reuniu, na tarde da última segunda-feira, juízes e gestores do TRT em reunião que aconteceu no Pleno. Na pauta, a apresentação do novo modelo de Avaliação de Desempenho, tanto de diretores, como de servidores. O juiz-presidente, avaliou o encontro como de grande importância para o Tribunal, já que o novo modelo está vinculado ao Plano de Gestão.







A apresentação do programa foi feita pelo Diretor Geral do Regional, Alexandre Gondim, que revelou: “o plano antigo era arcaico e servia apenas para cumprir um imperativo legal. O plano atual recebeu uma série de modificações, para que se tornasse realmente um modelo”, disse. Ele destacou que  foram feitas visitas a algumas empresas privadas - a exemplo da Petrobrás – para discutir o sistema e também foi contratada uma assessoria especial para auxiliar na elaboração do novo plano. “Chegamos a um modelo extremamente importante”, revelou.





O novo modelo, aprovado pelo Pleno do TRT vai alinhar e canalizar os esforços dos servidores e gestores para o alcance dos objetivos da Instituição. A novidade foi proposta pela Secretaria de Gestão de Pessoas, já que o modelo antigo não atendia a aspiração da Secretaria, com resultados que não correspondiam à expectativa de impacto no comprometimento, desenvolvimento e produtividade, seja das pessoas ou das unidades.

Uma das principais metas da atual gestão é profissionalizar, cada vez mais, os gestores e servidores. Para isso, além de elaborar o Plano de Gestão, a Segepe fez uma revisão nos procedimentos e na forma de avaliação do desempenho que vinha sendo realizada. Nesse contexto, o TRT se nivela com grandes organizações que são referência na busca pela excelência nos resultados ou que já alcançaram essa excelência.

O diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Carlos Melo mostrou, no auditório do Pleno, como deve ser feita a avaliação dos gestores. “É necessário atingir a excelência e melhorar a prestação jurisdicional”, disse. A coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento e Assistência Social da Segepe, Ana Crhistina Carneiro Cavalcanti fez a apresentação do modelo de avaliação dos servidores e esclareceu dúvidas dos gestores, já que a avaliação será feita pelo chefe imediato de cada setor.





A favor da Instituição

O Programa de Avaliação de Desempenho do TRT é um instrumento de gestão a favor do crescimento da Instituição. Uma dos pontos positivos é favorecer a comunicação entre avaliador e avaliado no decorrer do processo, contribuindo para o desenvolvimento das unidades e dos servidores.

Além disso, o Programa estimula a troca de feedbacks, como forma de  intervenção na dinâmica interpessoal e de alavancagem das mudanças comportamentais necessárias para o desempenho das atividades, possibilitando a comparação entre os resultados desejados pela organização e aqueles que foram obtidos, assim como, a construção de um plano de desenvolvimento para os servidores.

Modelo estimula comunicação

No modelo aprovado vão existir dois formulários distintos para Avaliação do Desempenho. Um para avaliação dos Gestores e outro para avaliação dos Servidores. Na avaliação dos gestores serão negociadas metas corporativas, metas de gestão e competências de liderança. Já na avaliação dos servidores, serão negociadas competências e atividades. Serão aplicados instrumentos distintos, porém complementares, para cada um desses grupos.

De acordo com o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Carlos Melo, é fundamental também o engajamento dos Juízes Titulares das Varas do Trabalho nesse processo, já que são eles os gestores maiores de suas respectivas unidades na Primeira Instância. Este novo modelo de avaliação vai trazer inúmeras vantagens, pois, estimula a comunicação entre servidores e gestores. “Entre outras vantagens, possibilitará que a Secretaria verifique, da forma mais realista possível, a atual performance dos servidores e defina ações para o desenvolvimento da força de trabalho da Instituição, com vistas na manutenção ou elevação dos seus níveis de desempenho.

Carlos Melo observou ainda que o processo de avaliação está intimamente ligado ao Plano de Gestão, uma vez que apoia e reforça, através do comprometimento dos servidores, a busca pelos objetivos da Instituição. Por outro lado, estimula o servidor a participar e a se sentir responsável pelo sucesso de sua Instituição, no caso o TRT, cujo objetivo maior é a celeridade e a efetividade da prestação jurisdicional.