Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2009 > 04 > Juízes do Paraná conheceram Varas Eletrônicas da Paraíba
Conteúdo

Juízes do Paraná conheceram Varas Eletrônicas da Paraíba

publicado: 28/04/2009 09h58 última modificação: 30/09/2016 10h19


Conhecer o funcionamento das Varas do Trabalho Eletrônicas da Paraíba, pioneiras na tecnologia em todo o país. Foi com esse propósito que os desembargadores Ney José de Freitas (desembargador-corregedor), Sérgio Murilo Rodrigues Lemos e Ubirajara Carlos Mendes, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná estiveram, na semana passada, em João Pessoa.

Foram recebidos pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, juiz Paulo Maia Filho, que estava no exercício da Presidência. “O Paraná sempre foi um estado reconhecido pelos avanços tecnológicos e a iniciativa dos desembargadores em visitar e conhecer as inovações conseguidas pelo TRT da Paraíba deixam uma grata sensação de garra, determinação e dever cumprido”, disse.

O juiz Ubiratan Delgado, titular da 7ª Vara do Trabalho de João Pessoa e gerente-líder da Comissão de Informática do Regional, falou da implantação do Processo Eletrônico no estado, seus precedentes e requisitos. Todo o histórico da Vara Eletrônica, a exemplo do Suap, portal de serviços, birô digital e outros temas, foram apresentados pelo diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT, Max Guedes Pereira e pelo chefe da Seção de Desenvolvimento de Sistemas da STI, Agenor Costa.

O desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos disse que a primeira conclusão que tirou de tudo o que lhe fora apresentado, é uma demonstração de coragem e disposição de trabalhar pelos avanços, visando a melhoria da prestação jurisdicional. Para ele, o ajuste da tecnologia usada inicialmente para os processos de papel, foi perfeitamente aproveitado para os processos digitais. “O mais importante disso tudo é, sem dúvida, a preocupação da cultura dos magistrados, servidores, advogados e procuradores, para o ingresso da inevitável era do processo eletrônico num ambiente 100% digital”, disse.


Visita às Varas Eletrônicas

Acompanhados pela juíza Ana Clara Nóbrega e pelo juiz Lindinaldo Marinho, os desembargadores visitaram o Fórum de Santa Rita, onde estão instaladas as duas Varas Eletrônicas. Foram recebidos pelos juízes, Antônio Eudes e Alexandre Amaro. Assistiram uma audiência e conheceram os procedimentos realizados nas Secretarias da Varas.

Na sexta-feira, foram recebidos pelo presidente do Regional, juiz Edvaldo de Andrade e assistiram, no gabinete da presidência, uma apresentação do TRT Eletrônico, quando o Recurso é originário da 2ª Instância.

Instalações

A 1ª Vara do Trabalho Eletrônica foi instalada em maio de 2008 e a 2ª em setembro, com a entrega de um anexo para abrigar as instalações, na gestão da então presidente, juíza Ana Clara Nóbrega.