Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2009 > 05 > Acordo em processos pode ser buscado agora via internet
Conteúdo

Acordo em processos pode ser buscado agora via internet

Formulário está à disposição na página do Tribunal Regional do Trabalho
publicado: 19/05/2009 08h08 última modificação: 30/09/2016 10h18


Agora ficou mais fácil fazer acordo um acordo em processos na Justiça do Trabalho. O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba disponibilizou em sua página na Internet, o serviço “Quer Conciliar”?, que permite o cadastro de pessoas que desejam fazer acordo em processo.

Para ser incluído na pauta de conciliação, a qualquer tempo, basta o trabalhador ou empresário preencher o formulário e enviar por e-mail à Vara do Trabalho onde tramita o processo. Na Vara, será verificada a disponibilidade e marcada uma audiência de conciliação.

                O sistema “Quer Conciliar”? foi proposto pelo Serviço de Expedição e Acompanhamento de Precatórios do TRT, que tem como diretor Fred Pedrosa e desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação, pelos servidores Hildeberto Magalhães e Hernan Fonseca, da equipe da Coordenação de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas. Um banner do Projeto Conciliar que indaga sobre o desejo de acordo, está disponível na página do TRT na Internet (www.trt13.jus.br) .

                O diretor do Serviço de Expedição e Acompanhamento de Precatórios, disse que qualquer parte no processo, seja reclamante ou reclamado, poderá requerer a inclusão na pauta de conciliação em qualquer dia ou mês do ano. “O sistema foi criado visando o Projeto Conciliar, mas o banner ficará fixo no site à disposição das partes”, garantiu Fred Pedrosa, destacando que foi a forma encontrada para aproximar o jurisdicionado a Justiça do Trabalho.

 

Quase dez anos com dedicação ao entendimento

A cultura da conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba já ultrapassa uma década. O TRT foi um dos pioneiros na instalação de um Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatórios, na gestão do então presidente juiz Francisco de Assis Carvalho e Silva (2000-2002).

No ano de 2005 foi criado o Projeto Conciliar, na gestão do juiz Afrânio Melo, com o convite a grandes devedores públicos e privados e os reclamantes para sentarem frente a frente e buscar o entendimento para a quitação da dívida trabalhista. O Projeto Conciliar, foi pioneiro no Brasil e copiado por vários tribunais no país, inspirando, aliás, o Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça.

Em 2008, na gestão da então presidente Ana Clara Nóbrega, o TRT passou a realizar duas edições do Projeto. Em maio a edição já conhecida do Conciliar e em dezembro aderiu ao Conciliar é Legal.