Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2009 > 09 > Estudantes da UEPB visitam Serviço de Documentação e Arquivo do TRT
Conteúdo

Estudantes da UEPB visitam Serviço de Documentação e Arquivo do TRT

publicado: 04/09/2009 07h44 última modificação: 30/09/2016 10h18


Estudantes concluintes do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acompanhados da professora Rosires de Andrade Carvalho, visitaram nesta quinta-feira o Serviço de Documentação (SDA) e Arquivo do Tribunal do Trabalho da Paraíba. Conheceram todo o mecanismo de funcionamento do setor e foram recebidos pelo diretor do SDA, Walter Cavalcante Azevedo; secretário da Comissão Permanente de Avaliação e Documentos (CPAD), Raimundo Normando Madeiro e pelo chefe da Central de Arquivos,  Raul Espínola Guedes.



Para o diretor do SDA, essas visitas são importantes, já que proporcionam aos estudantes uma oportunidade ímpar de aprimorar seus conhecimentos sobre documentação e arquivo. “Estamos felizes em recebê-los e dentro da filosofia do TRT, estaremos sempre com as portas abertas para todos, pois contribuir para o conhecimento dos formandos, não só em arquivologia, mas em outros cursos, é um orgulho para o nosso Tribunal”, destacou Walter Azevedo.

 Raimundo Normando Madeiro e Raul Espínola Guedes, falaram da importância da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e da Central de Arquivos. “Arquivo não é depósito. Aqui, nós separamos os documentos e avaliamos cada processo com muito cuidado”, disse Madeiro. As ações trabalhistas com mais de cinco anos e solucionadas são encaminhadas para a trituração.

 A professora do Curso de Arquivologia, Rosires Carvalho, mestre em Ciência da Informação, ressaltou a importância da visita. “Queremos agradecer ao TRT a iniciativa de abrir as portas para que alunos e profissionais possam conhecer e aprender com essas visitas. O que vimos aqui ficará como um grande aprendizado”, completou a professora.

 Os estudantes consideraram a visita um momento nobre para todos. “É um privilégio para nós, que estamos perto de concluir o curso, conhecer todo esse processo de funcionamento do arquivo de um órgão tão importante quanto o TRT. Com certeza aprendemos muito com essa visita”, disse a estudante Daniele Alves.

 “Saber como funciona o arquivo de uma instituição  como o Tribunal do Trabalho,  está nos ajudando bastante. Aqui vimos como tudo funciona, o arquivo e a massa documental. E o mais importante, aprendemos na prática todo o mecanismo”, observou o aluno Alexsandro da Silva.

Memorial

 Depois de conhecer o setor de Arquivo e Documentação, os alunos fizeram uma visita ao Memorial do TRT, localizado no Fórum Maximiano Figueiredo. Foram recebidos pela juíza Rosivânia Gomes Cunha e pelos servidores, Raquel Lira, Lucidalva Dantas, Ricardo Clarque e Cláudia Barradas.

 “É com muita satisfação que recebemos vocês no Memorial do TRT. É muito bom que todos saibam mais sobre a nossa Instituição. Aqui estão a memória e a história do nosso Tribunal, preservá-las é muito importante”, destacou a juíza Rosivânia Cunha.