Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2009 > 09 > Fórum do Trabalho de João Pessoa já tem coleta seletiva de lixo
Conteúdo

Fórum do Trabalho de João Pessoa já tem coleta seletiva de lixo

publicado: 22/09/2009 11h06 última modificação: 30/09/2016 10h18


Foi lançado na última quinta-feira, 17, dentro das atividades do Programa de Responsabilidade Sócio - ambiental do TRT da Paraíba o projeto de extensão da coleta seletiva de resíduos no Fórum Trabalhista Maximiano Figueiredo, em João Pessoa.

A realização do evento foi coordenada pela Comissão Permanente de Gestão Ambiental através da Secretaria de Serviços Gerais. Na abertura, o grupo de percussão BaticumLata, da Emlur, formado por servidores que utilizam instrumentos reciclados do lixo, tocaram cocos, maracatus e cirandas, sob a regência do maestro José Guilherme.

A abertura do lançamento da coleta seletiva no Fórum Trabalhista foi feita pelo vice-presidente, no exercício da presidência, desembargador Paulo Américo Maia Filho, que fez um breve relato sobre a preocupação do Tribunal Regional do Trabalho com a preservação ambiental. “Em abril do ano passado o TRT criou a Comissão Permanente de Gestão Ambiental e em junho foi implantada a coleta seletiva no Tribunal sede”, disse o desembargador.

O TRT está empenhado em  promover a redução do volume de lixo a ser aterrado, com reflexos diretos no meio ambiente, e contribuir com a ressocialização dos catadores de lixo cadastrados na Emlur. O juiz José Artur da Silva Torres, diretor do Centro Cultural do Fórum Maximiano Figueiredo, ressaltou a importância do tema de promover ações de preservação e diminuição da produção do lixo. Em seguida, falaram o presidente da Comissão de de Gestão Ambiental e assessor de Gestão Estratégica, Samuel Norat, e a representante da Emlur, Elma Xavier, diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos. Ela ressaltou a iniciativa do TRT em fazer uma parceria com a Emlur.

A palestra Coleta Seletiva de Resíduos foi ministrada pelas especialistas em educação ambiental Ana Lúcia Pereira e Adriana Guedes Elas começaram fazendo um histórico sobre o início da super produção de lixo no mundo e suas consequências, falaram sobre o consumo excessivo e a nova política de ecoeficiência, que traz em seus parâmetros a redução do consumo exagerado, a reutilização e a reciclagem.

Na ocasião foi feita a entrega dos primeiros coletores, que estarão em todas as  nove Varas do Trabalho da cidade de João Pessoa. A entrega foi feita a juíza Rita Rolim, diretora do Fórum.