Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2009 > 09 > Pernambuco adota modelo da Paraíba e implanta processo eletrônico
Conteúdo

Pernambuco adota modelo da Paraíba e implanta processo eletrônico

publicado: 16/09/2009 08h07 última modificação: 30/09/2016 10h18

O processo eletrônico da Paraíba será o modelo adotado por pernambuco para iniciar o sistema de Varas do Trabalho 100% sem papel. O TRT pernambucano (6ª Região) vai começar com uma experiência piloto na Vara do Trabalho de Igarassu. Na Paraíba a migração do papel para a ação trabalhista eletrônica aconteceu em 2008, pioneiramente, nas Varas do Trabalho de Santa Rita, seguindo com a sede do Regional e Varas de João Pessoa.

O TRT de Pernambuco enviou servidores para conhecer o funcionamento do sistema na Paraíba. “Buscamos o sistema da Paraíba, antes do sistema nacional, porque entendemos que é importante implantar o mais rapidamente possível a cultura do processo eletrônico; esse é o nosso grande desafio. Depois, teremos apenas que trocar as ferramentas”, esclarece Adriano Pinheiro, diretor da Secretaria da Informática do TRT 6, ressaltando que o esforço de migração do sistema paraibano para o nacional, quando acontecer, será compartilhado pelas equipes da Paraíba e Pernambuco, o que facilitará ainda mais a operação.

Juízes e servidores da Vara de Igarassu vão passar por treinamento para lidar com os novos processos eletrônicos, assim como, para digitalizar os antigos. “Na Paraíba, foram digitalizados inicialmente os processos na fase de conhecimento, mas na VT de Igarassu vai decidir a partir de que ponto o processo vai seguir eletronicamente, ou se será totalmente digitalizado”, adiantou Adriano em uma longa reportagem publica pelo informativo do Regional de Pernambuco.

Segundo a presidente do TRT 6, desembargadora Eneida Melo, o processo eletrônico é prioridade total. “Ao invés de aguardar o lançamento do último módulo do Sistema Único de Administração de Pessoal (SUAP), previsto para daqui a 30 meses, quando finalmente será informatizado e padronizado o conjunto de procedimentos que resultará na total migração de sistemas – do papel para o eletrônico - perseguida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), o TRT de Pernambuco se antecipa trazendo para o Estado a experiência da Justiça Trabalhista da Paraíba”, disse.