Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2009 > 09 > 'Sala cofre' vai preservar informações e equipamentos de informática do TRT
Conteúdo

'Sala cofre' vai preservar informações e equipamentos de informática do TRT

Equipamento funcionará como uma espécie de caixa preta de um avião, mantendo as informações intactas
publicado: 08/09/2009 08h01 última modificação: 30/09/2016 10h18


                A instalação pelo Tribunal do Trabalho da Paraíba de um equipamento denominado Sala Cofre vai assegurar a continuidade dos serviços prestados à população, via internet, mesmo em caso de sinistro, como incêndio, inundação e até desabamento.

A Sala funciona como uma espécie de caixa preta de um avião, mantendo intactas as informações que ficam lá dentro. É um espaço que abriga todos os equipamentos que armazenam os dados do Tribunal, como os processos eletrônicos, e possui os mais avançados recursos para preservar a integridade física das máquinas.

A temperatura é regulada, as paredes são resistentes a tiros, inundações e incêndios, resistindo, por exemplo, a pelo menos 50 minutos de exposição direta ao fogo. Sensores internos são capazes de detectar qualquer princípio de incêndio, cessado instantaneamente com o uso de um gás que impede a combustão. A parte elétrica é outro grande diferencial do novo ambiente. No breaks e geradores garantem a disponibilidade dos sistemas, mesmo com quedas de energia.

A medida vai atender ao crescimento da demanda, principalmente, pelos procedimentos eletrônicos instalados em onze Varas do Trabalho da Primeira Instância e  sede do TRT.  Além disso, o acréscimo de novos sistemas, equipamentos, usuários e também conexão com base de dados de outras instituições, acarretam numa maior necessidade de proteção  do servidor, onde estão instalados os principais sistemas de informática do TRT, que são o Suap e o Portal de Serviços, na Internet. Com a instalação da sala cofre, o Data Center ficará protegido até de incêndios, água, gases e desabamentos.

                De acordo com o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT, Max Frederico Guedes Pereira, já foi iniciado o processo de instalação de Grupo Gerador e No Break exclusivo para o Data Center, bem como para a Sala de Sessão do Pleno, que possuem configuração específica para o Data Center. Todo o trabalho está sendo realizado pela equipe da Coordenação de Tecnologia e Suporte Técnico da STI.

               

Parceria com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

Um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o TRT, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil vai tornar possível a aquisição e a instalação da Sala Cofre. O ambiente, segundo Max Frederico, será normatizado, certificado (ABNT NBR 15247). “Todos os requisitos de segurança aplicáveis à espécie”, disse.

                Para a definição do projeto, o TRT consultou diversas fontes de pesquisas, objetivando conhecer os principais riscos a serem evitados e as soluções disponíveis no mercado. “A solução sala cofre certificada demonstrou-se a mais adequada à satisfação das necessidades do Regional”, observou Max Frederico, destacando que  a certificação da sala cofre baseada nas normas técnicas da ABNT, é a garantia de que a solução a ser adquirida terá o desempenho, qualidade e os requisitos mínimos exigíveis para atender às necessidades do projeto, assegurando a continuidade dos serviços em caso de sinistro.