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Portal de Serviços do TRT oferece leque de serviços para advogados

Ações do documento

publicado: 29/06/2010 08h13 última modificação: 30/09/2016 10h17

Todos os serviços que interessam aos advogados e partes nas ações trabalhistas, principalmente informações sobre o Processo Judicial Eletrônico, estão no Portal de Serviços, no site do Tribunal Regional do Trabalho (www.trt13.jus.br). No portal, a Secretaria de Tecnologia da Informação disponibilizou todas as ferramentas para a operacionalização do processo sem papel. Para ter acesso, basta um cadastro e a validação, pessoalmente, em qualquer unidade da Justiça do Trabalho na Paraíba, de posse do RG, CPF e OAB.


De acordo com o diretor da STI, Max Frederico Guedes Pereira, com o cadastro é possível utilizar todos os serviços do portal. “O advogado poderá, por exemplo, peticionar eletronicamente inclusive a Inicial e protocolar documentos”, disse. Os serviços vão desde a simples consulta processual, ao Diário da Justiça Eletrônico.


Segundo Max Frederico, com cadastro validado, o advogado tem acesso aos protocolos enviados eletrônicamente por número, podendo consulta-los e saber o andamento da sua petição e ao sistema que permite a consulta à base de jurisprudência do Tribunal, além do Push, que é o sistema para acompanhamento de processos através do envio diário de e-mail.

Confira as perguntas mais frequentes dos jurisdicionados e suas respostas:


1) Quando clico em um protocolo, no Internet Explorer, aparece uma janela em branco em vez do documento.


- Para solucionar este problema é preciso configurar o Internet Explorer da seguinte maneira:
Vá ao menu "Ferramentas" > "Opções da Internet" > Aba "Avançadas" > "Segurança" > Desmarcar a opção "Não salvar páginas criptogradas em disco".

2) Fiz o meu cadastro e quando tento entrar no sistema aparece a mensagem "Usuário ou senha inválida ou usuário inativo".


- Primeiramente confirme se digitou o login e senha corretamente. Outra hipótese é que seu usuário esteja inativo. Depois que o cadastro é realizado um email de confirmação de cadastro é enviado para o seu email (para checar se o email está correto). Esse email possui um link que você deve clicar para validar seu cadastro. Depois de validado o cadastro, se o login do usuário e a senha estiverem corretos será possível entrar no sistema.

3) Esqueci minha senha, como faço para entrar no portal de serviços?
No canto superior direito do portal de serviços apararece um link "Esqueci minha senha", clique nele e informe seu login. Uma nova senha será gerada e enviada para o email que você cadastrou. Vá até seu email pessoal (hotmail ou gmail por exemplo) e copie sua nova senha, volte ao portal e tente entrar novamente. Depois que entrou clique no link "Alterar" (canto superior direito da tela) para alterar sua senha para uma que seja mais fácil de memorizar.

4) Quando clico em alguns links do menu, tais como "Protocolo Digital" e "TRT PUSH" aparece a mensagem "Sessão expirada ou usuário não conectado. Favor conectar-se para utilizar os serviços restritos".


- Observe que alguns links do menu são classificados como "serviços restritos", são eles: Petição Inicial Digital, Protocolo Digital, Inscrição Sustentação Oral e TRT PUSH. Para utilizar os serviços restritos é necessário entrar no portal de serviços, ou seja, digitar seu login e senha.

5) As vezes quando clico no link "Cadastre-se", aparece uma tela do portal dentro de outra.
- Esse erro pode ocorrer algumas vezes, para resolver feche e abra novamente o seu navegador web.

6) Não estou recebendo emails do PUSH, mesmo tendo havido movimentação processual. Possíveis causas:


- O email que você cadastrou é inválido, neste caso clique no link "Alterar" (canto superior direito da tela) e cadastre um email válido.


- Os emails que estão sendo enviados pelo PUSH podem estar caindo na pasta SPAM de seu email pessoal. Você deve configurar seu email para informar que as mensagens vindas do portal não são spam.


- Entre no portal de serviços (digitando seu login e senha) e clique no link "TRT PUSH". Em seguida clique no link "Acompanhamento de processos por número", nesta tela aparecerão os processos que você incluiu para acompanhamento. Você só receberá email de acompanhamento se houver algum processo cadastrado e houver movimentação nestes processos cadastrados.


- O site do TRT13 estava indisponível no momento de envio dos emails. Na página inicial do portal de serviços você pode consultar os períodos que o site esteve fora do ar.

7) Gostaria de receber emails do PUSH mesmo quando não houvesse movimentação processual.


- Entre no portal de serviços (digitando seu login e senha) e clique no link "TRT PUSH". Em seguida clique no link "Atualizar dados do usuário PUSH", marque a opção "Receber e-mail quando não houver movimentação processual". Você receberá emails informando quando não houve nenhuma movimentação.

8) Tenho muitos processos no TRT, daria muito trabalho digitar todos para fazer o acompanhamento pelo PUSH.


- Existe uma opção para você cadastrar todos os processos vinculados a sua OAB.
- Entre no portal de serviços (digitando seu login e senha) e clique no link "TRT PUSH". Em seguida clique no link "Acompanhamento de processos por advogado", se você cadastrou uma OAB válida e houver processos associados a essa OAB seu nome aparecerá. Clique no seu nome e automaticamente todos os seus processos serão incluídos para acompanhamento.
Obs: Esta opção só aparecerá se você houver validado seu cadastro presencialmente (ver item 9)

9) o que é cadastro presencial?
- Depois de fazer o cadastro na internet você pode validá-lo no TRT13. Dirija-se à uma Vara do Trabalho ou ao setor de cadastramento do prédio sede do TRT13 e mostre seu RG, CPF e OAB. Com o cadastro presencial é possível utilizar mais serviços do portal. Você poderá por exemplo peticionar (link "Petição Inicial Digital") e protocolizar documentos (link "Protocolo Digital").

Outras dúvidas e/ou sugestões contate apoio@trt13.jus.br.