Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2010 > 06 > TRT realiza Oficina de Plano de Ação

TRT realiza Oficina de Plano de Ação

Ações do documento

publicado: 02/06/2010 12h45 última modificação: 30/09/2016 10h17
 

A Assessoria de Gestão Estratégica do TRT realizou nesta última semana, através do seu Núcleo do Processo de Qualidade e com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas, a Oficina de Plano de Ação dos projetos decorrentes do Planejamento Estratégico.

A Oficina foi ministrada pelos servidores Gilvan Azevedo de Carvalho e Maria de Fátima Vieira de Lima. O evento dá continuidade às ações voltadas para o Planejamento Estratégico do TRT.

O objetivo da oficina foi levar o conhecimento sobre a elaboração de planos de ação aos gestores dos projetos, dando aos participantes plenas condições de construírem os planos de ação referentes aos seus projetos funcionando como produto final da oficina.

De acordo com o Samuel Norat, assessor de Gestão Estratégica do Tribunal, o plano de ação consiste num conceito utilizado por todos. “As pessoas utilizam planos de ação sem se dar conta do seu uso, dada a informalidade dos processos ou rotinas do seu dia a dia, no entanto nas organizações onde os processos são complexos, envolvem diversos setores e exigem um alto nível de detalhamento”, disse, destacando que, faz-se necessária a elaboração do plano por escrito, sendo denominado de ferramenta 5W2H, que faz alusão às iniciais das palavras em inglês a saber: What (o que deverá ser realizado? a ação), Who (quem deverá realizar a ação?), When ( quando será realizada a ação?), Where (Onde será realizada a ação?), Why (Porque será realizada a ação?) , How ( como será realizada a ação?) e How Much (quanto será o custo da ação?).

“A partir das respostas de todas estas perguntas, pode-se elaborar o plano de ação onde os setores e/ou pessoas envolvidas se comprometem a realizar todas as ações no tempo combinado, podendo ser realinhado, a fim de melhor atingir os seus objetivos”, revelou Norat. Segundo ele, os participantes da oficina demonstraram muito empenho,entusiamo e dedicação, o que é bastante positivo para o TRT.

Confira as fotos da Oficina que aconteceu no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa.