TRT cumpre 90% das Metas do Poder Judiciário para 2010

O Tribunal do Trabalho da Paraíba cumpriu 9 das 10 metas prioritárias definidas para o Poder Judiciário no ano de 2010. A informação está disponível no Portal da Gestão Estratégica, na página do TRT, na internet e intranet, a rede interna da instituição. Também pode ser consultada no sítio do Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br). As metas para o ano de 2010 foram definidas durante a realização do III Encontro Nacional do Judiciário, ocorrido em São Paulo, em fevereiro do ano passado.
Após o encerramento do sistema de acompanhamento das Metas 2010, que deverá ocorrer esta semana, o CNJ fará a apuração do cumprimento das metas por todos os órgãos do judiciário nacional e divulgará, em seguida, o ranking nacional, a exemplo do que foi feito com relação as metas de nivelamento 2009.
O desembargador Paulo Maia Filho, presidente do TRT, quando da posse dos novos auxiliares da administração, ocorrida semana passada, destacou que o cumprimento do Planejamento Estratégico Institucional e das metas estabelecidas para o Poder Judiciário são os pontos que merecerão total atenção da gestão. Vamos buscar atingir o percentual de 100% de cumprimento das metas. Todos devem conhecer o Plano de Gestão Estratégica do TRT. Paulo Maia disse ainda que sua gestão será marcada pela objetividade e informalidade, e convocou a todos para oferecerem sugestões criativas para melhoria de desempenho.
Na quinta-feira (20) o presidente vai reunir todos os auxiliares. Quer que os nomeados recentemente conheçam e se engajem na execução do Planejamento Estratégico da instituição. O encontro será pela manhã no auditório da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho Astra 13.
Confira como ficou o cumprimento de cada uma das dez Metas:
Meta 1: julgar quantidade igual à de processos de conhecimento distribuídos em 2010 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal.
Meta alcançada - O TRT não só julgou quantidade de processo distribuídos em 2010, como também julgou parcela do estoque existente, fato que rendeu um percentual de cumprimento de mais de 100%.
Meta 2: julgar todos os processos de conhecimento distribuídos (em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores) até 31 de dezembro de 2006 e, quanto aos processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do tribunal do Júri, até 31 de dezembro de 2007.
Meta alcançada Todos os processos de conhecimento distribuídos até 31 dezembro de 2007 foram julgados, não restando, portanto, nenhuma pendência de julgamento.
Meta 3: reduzir em pelo menos 10% o acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução e, em 20%, o acervo de execuções fiscais (referência: acervo em 31 de dezembro de 2009).
Meta alcançada O acervo de processos foi reduzido em 38,47%, portanto, percentual maior do que o estabelecido na meta.
Meta 4: lavrar e publicar todos os acórdãos em até 10 dias após a sessão de julgamento.
Meta ainda não alcançada - O TRT está envidando esforços no sentido de promover estudos para aperfeiçoar as rotinas de lavratura e publicação de acordos, a fim de minimizar o tempo de publicação.
Meta 5: implantar método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau.
Meta alcançada O TRT 13 implantou método de gerenciamento de rotinas em 14 de suas 27 Varas do Trabalho, o que garantiu o percentual de cumprimento exigido pela meta.
Meta 6: reduzir a pelo menos 2% o consumo per papita com energia, telefone, papel, água e combustível (ano de referência: 2009).
Meta alcançada Os procedimentos visando a redução no consumo de energia, água, combustível, telefone e papel implantados a partir das sugestões obtidas com os resultados do I Workshop sobre as Metas 2010, realizado em julho daquele ano, obtiveram êxito e garantiram ao TRT 13 uma sensível redução nessas despesas. Considerando o consumo per capta, foram alcançadas as reduções nas despesas de água, papel e telefone. No entanto, a instalação de novos equipamentos, além das visitas as Varas do Trabalho do interior, decorrentes da necessidade da implementação do processo eletrônico, impediram a redução per capta no que diz respeito aos gastos de energia e combustível. Mesmo assim, na média geral, o TRT 13 conseguiu alcançar esta meta com redução de 2,76% nesses itens, o que não impede a adoção de novas medidas de racionalização e economia de insumos.
Meta 7: disponibilizar mensalmente a produtividade dos magistrados no portal do Tribunal.
Meta alcançada - A produtividade é disponibilizada no Portal da Corregedoria, no sítio do TRT 13.
Meta 8: promover cursos de capacitação em administração judiciária, com no mínimo 40 horas, para 50% dos magistrados.
Meta alcançada A Escola Judicial promoveu cursos de capacitação em administração judiciária para mais de 50% dos magistrados do TRT 13.
Meta 9: ampliar para 2 Mbps a velocidade dos links entre o Tribunal e 100% das unidades judiciárias instaladas na capital e, no mínimo, 20% das unidades do interior.
Meta alcançada Com a implantação do processo eletrônico a velocidade dos links foi aumentada em todas as Varas do Trabalho da capital e do interior.
Meta 10: realizar, por meio eletrônico, 90% das comunicações oficiais entre os órgãos do Poder Judiciário.
Meta alcançada Também, em decorrência da implantação do processo eletrônico, todas as comunicações oficiais entre os órgãos do Poder Judiciário passaram a ser feitas por meio eletrônico.