Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2011 > 03 > Biblioteca do TRT muda de endereço e renova acervo

Biblioteca do TRT muda de endereço e renova acervo

Ações do documento

publicado: 31/03/2011 08h32 última modificação: 30/09/2016 10h16

A Biblioteca Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho, do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba está de novo endereço. Foi transferida do Serviço de Documentação e Arquivo, no Parque Solon de Lucena, para o prédio do Fórum Maximiano Figueiredo, onde funcionam as Varas Trabalhistas de João Pessoa, no Empresarial João Medeiros - Tambiá Shopping – E2.

O atendimento ao público interno e externo está sendo feito de segunda a sexta nos seguintes horários: segunda-feira, das 11h às 17h; de terça a quinta-feira, das 8h às 17h e na sexta-feira, das 8h às 14h.

A Biblioteca está aberta ao público em geral para consultas e pesquisas. De acordo com a responsável pelo setor, Maria das Neves Eduardo Pereira Costa, o empréstimo é restrito aos magistrados, servidores, seus dependentes, e estagiários. “O acervo é composto, em sua maioria, de obras jurídicas com ênfase ao direito do trabalho, além de periódicos e obras de referência, tais como, dicionários linguísticos e jurídicos, bibliografias e vocabulários jurídicos”, disse.

O Tribunal adquiriu recentemente 95 livros novos para o acervo, que já estão disponibilizados na Base de Dados. A Biblioteca possui um moderno sistema de automação – SIABI que permite ao usuário fazer reserva e renovação de livros via Intranet e Internet.

História da biblioteca do TRT
A Biblioteca foi criada em 1985, na instalação do Tribunal Regional do Trabalho da na Região, na gestão do então presidente, juiz Paulo Montenegro Pires. Desde então, está vinculada ao Serviço de Documentação e Arquivo, com subordinação à Secretaria Judiciária.

Em 1990, com a realização de concurso público, na gestão do então Presidente, juiz Geraldo Teixeira de Carvalho, foram nomeadas duas bibliotecárias que organizaram o material existente, preparando-o tecnicamente. Através da Resolução Administrativa N.057/2005, de 17-02-2005, a Biblioteca passou a denominar-se Biblioteca Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho, na gestão do então presidente desembargador Afrânio Melo.

O novo nome foi sugerido pelo diretor do Serviço de Documentação e Arquivo,  Walter Cavalcanti de Azevedo, em homenagem ao ilustre paraibano, sociólogo, historiador e escritor, de saudosa memória, que prestou serviços à história e cultura paraibana e nordestina.

Em 2006, foi implantado o Sistema de Automação de Bibliotecas - SIABI, software que deu uma nova dimensão à Biblioteca no gerenciamento de suas rotinas. Através da Interface WEB, os usuários cadastrados consultam o acervo e efetuam reserva e renovação de material bibliográfico.
Além do acervo jurídico, a Biblioteca do Tribunal possui livros de outras áreas, como  Administração Pública, Educação, Religião, História e Literatura. O acervo é de livre acesso, mas os empréstimos domiciliares são restritos aos magistrados e servidores, bem como aos seus dependentes e estagiários.

A Biblioteca possui moderno sistema de automação - SIABI que permite ao usuário fazer reserva e renovação de livros via Intranet e Internet, basta acessar o site da instituição no endereço: http://www.trt13.jus.br/siabiweb/Telas/TBuscaSimples.php.

Confira abaixo alguns dos novos livros adquiridos pelo TRT:

História do Direito - AGUIAR, Renan.
Direito civil - ALCOFORADO, Juliana Frozel de Camargo.
Direito do Trabalho ALMEIDA, André Luiz Paes
Processo  Eletrônico e Teoria Geral do Processo Eletrônico: A Informatização Judicial no Brasil - ALMEIDA FILHO, José Carlos de Araújo.
Teoria Geral do Processo - ALVIM, J. E. Carreira.
Prática no Processo Civil - ARAÚJO JÚNIOR, Gediel Claudino
Curso de Direito do Trabalho - BARROS, Alice Monteiro
Introdução ao Processo Civil - BERMUDES, Sergio
Curso de Ética Jurídica: Ética Geral e Profissional - BITTAR, Eduardo
Mandado de Segurança - BITTENCOURT, Marcus Vinicius Corrêa
Licitação passo a passo - BITTENCOURT, Sidney
Curso de direito constitucional - BONAVIDES, Paulo
Teoria Constitucional da Democracia Participativa - BONAVIDES, Paulo
Código Civil, Constituição Federal, Legislação Civil - Revista dos Tribunais - BRASIL
Código Comercial, Código Civil (excertos), Constituição Federal, Legislação Empresarial-  Revista dos Tribunais - BRASIL