Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2011 > 05 > Memorial lança campanha de doação nesta sexta no Fórum da capital
Conteúdo

Memorial lança campanha de doação nesta sexta no Fórum da capital

publicado: 26/05/2011 08h41 última modificação: 30/09/2016 10h15

Com o objetivo de preservar a história da Justiça do Trabalho da Paraíba, o Memorial do TRT está lançando, nesta sexta-feira, dia 27, uma campanha de doação de documentos, bens e objetos de valor histórico que possam enriquecer o acervo. O lançamento ocorrerá no auditório do Fórum de João Pessoa durante a realização da palestra do Projeto Sexta-Feira.

A juíza Rosivania Gomes Cunha, coordenadora do Memorial revelou que o primeiro passo é promover a conscientização de todos os integrantes do Tribunal sobre a importância da história da Justiça do Trabalho e da necessidade de proteção especial aos bens, objetos e documentos antigos.

A campanha visa incrementar o depósito do Memorial, por ser o local mais adequado para a guarda dos elementos que representam a história da instituição e por ser especializado na preservação e destinação de sua finalidade social. A ideia da juíza é manter viva a história da Justiça do Trabalho e do TRT, com a reunião e organização de todos os elementos que inspirem as marcas de sua trajetória e a lembrança dos fatos e sinais que demonstram,  comprovam e reconstituem o passado.

Com a campanha haverá uma ampliação do acervo do Memorial que servirá para a abertura do salão de exposição em sua nova sede. Poderão participar Juízes e servidores, ativos ou não, bem como advogados e qualquer pessoa interessada.

Valores
Podem ser doados  documentos (atos, nomeações, cartas, textos, recortes de jornal, etc.), vestimentas simbólicas (togas), fotografias, máquinas de escrever, filmagens em vídeos, fita cassete, CD, DVD, equipamentos eletrônicos, como computadores, impressoras, bens e objetos que representem valor simbólico ou histórico relacionado à história da Justiça do Trabalho na Paraíba.

As doações deverão ser feitas na sede do Memorial, no Fórum Maximiano de Figueiredo –  Rua Deputado Odon Bezerra, nº 184, Shopping Tambiá (casarão onde funcionava o drive-thru do protocolo). O setor também se encarregará de coletar as doações onde quer que se encontrem, a critério do doador. Basta solicitar pelo telefone (83) 3533 6494.

Certificado
A juíza  Rosivania Gomes Cunha disse que o material doado será analisado por uma comissão composta por servidores que se encarregarão da avaliação do valor histórico, certificando a destinação ao acervo permanente do memorial ou retorno ao doador. Os doadores receberão Certificado de Doação, oficializando o ato, prestigiando a nobreza do doador e registrando a sua colaboração para a preservação da história.

“Será garantido ao doador, mediante autorização expressa, a sua identificação na placa de exposição do bem ou objeto doado”, disse a magistrada, lembrando que o período de doações vai do dia 1º de junho a 30 de agosto de 2011.