Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2011 > 06 > Memorial da Justiça do Trabalho faz campanha de doação para enriquecer o acervo
Conteúdo

Memorial da Justiça do Trabalho faz campanha de doação para enriquecer o acervo

publicado: 02/06/2011 08h53 última modificação: 30/09/2016 10h15

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, através do Memorial lançou uma campanha de doação de documentos, bens e objetos de valor histórico que possam enriquecer o acervo da Instituição. O lançamento aconteceu, na semana passada, no auditório do Fórum Trabalhista de João Pessoa.

Segundo a juíza Rosivania Gomes Cunha, coordenadora do Memorial, a campanha pretende promover a conscientização sobre a importância da preservação da história da Justiça do Trabalho na Paraíba e também a necessidade de proteção especial aos bens, objetos e documentos antigos. “Os objetos doados serão recuperados e irão fazer parte de uma exposição que iremos montar até o fim do ano. É a prova de que um dia, tudo foi diferente”, disse.

A juíza ressaltou a importância do TRT da Paraíba em ser pioneiro na implantação do Processo Eletrônico, e disse que a inexistência do processo físico é mais um motivo para que sejam preservados os bens antigos. “Só iremos dar a real importância ao presente quando soubermos como era no passado”.  

Podem ser doados  documentos (atos, nomeações, cartas, textos, recortes de jornal, etc.), vestimentas simbólicas (togas), fotografias, máquinas de escrever, filmagens em vídeos, fita cassete, CD, DVD, equipamentos eletrônicos, como computadores, impressoras, bens e objetos que representem valor simbólico ou histórico relacionado à história da Justiça do Trabalho na Paraíba. doador, se autorizar, terá sua identificação na placa de exposição do bem ou objeto doado. As doações podem ser feitas até dia 30 de agosto.

Instalação
O vice-presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire lembrou que a instalação da Justiça Trabalhista no Brasil aconteceu no governo do presidente Getúlio Vargas. “Foi um momento marcante que podemos conhecer mais através de objetos, imagens, livros. Esta campanha vai poder mostrar aos servidores e a sociedade como foi a evolução da Justiça Trabalhista”.

As doações deverão ser feitas na sede do Memorial, no Fórum Maximiano de Figueiredo –  Rua Deputado Odon Bezerra, nº 184, Shopping Tambiá (casarão onde funcionava o drive-thru do protocolo). O setor também se encarregará de coletar as doações onde quer que se encontrem, a critério do doador. Basta solicitar pelo telefone (83) 3533 6494.