Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2011 > 06 > TRT comemora nesta sexta (10) o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

TRT comemora nesta sexta (10) o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Ações do documento

No dia 12 de junho comemora-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que tem como objetivo a conjugação de esforços do movimento global para eliminar a prática. Busca-se destacar os perigos e os riscos que muitas crianças trabalhadoras enfrentam ainda muito jovens e as políticas necessárias para lutar contra essa realidade que persiste no país.

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, que é membro do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FEPETI, em consonância com a sua missão de promover justiça nas relações de trabalho e disseminar uma cultura de responsabilidade social, está se aliando aos demais segmentos da sociedade nessa luta. Vai realizar, às 8h30 desta sexta-feira, dia 10, no auditório do Pleno um evento denominado “Trabalho infantil: Nós também combatemos”.

O evento está sendo promovido pela Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), através do seu Núcleo do Processo de Qualidade (NPQ), como forma de concretizar um dos atributos de valor para a sociedade, que é a responsabilidade social. Serão realizadas duas mesas redondas, com os temas: “Justiça, Direitos Humanos e Trabalho Infantil” e “Ações das Instituições Públicas e Privadas no Combate ao Trabalho Infantil”.

O evento terá a participação de várias autoridades, entre as quais já estão com presenças confirmadas o presidente do TRT, desembargador Paulo Maia Filho, o procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, a juíza do Trabalho Lilian Leal, o juiz da vara da Infância e Juventude da capital, Fabiano Moura de Moura, a promotora de Justiça e Curadora da Infância e da Juventude, Soraya Escorel, o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PB e servidor do TRT, Wilson Quirino, a representante da ONG Apoitchá, Cleidy  Freire de Medeiros  e a promotora de Defesa dos Direitos da Educação, Fabiana Maria Lobo.

De acordo com o assessor de Gestão Estratégica do TRT, Samuel Norat, o evento integra o conjunto de atividades programadas pelo FEPETI alusivas à data e insere o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba no rol de Instituições estaduais com efetiva participação no combate ao trabalho infantil.
  
Programação:

Mesa redonda I:

“Justiça, Direitos Humanos e Trabalho Infantil” (8:30 às 10:00 h)
Desembargador Paulo Maia Filho (Presidente do TRT 13)
Dr. Eduardo Varandas Araruna (Procurador-chefe da PRT 13)
Dra. Lilian Leal (Juíza do Trabalho do TRT 13)
Dr. Wilson Quirino (Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PB)

Mesa redonda II:

“Ações das Instituições Públicas e Privadas no Combate ao Trabalho Infantil”(10:30 às 12:00 h)
Dra. Soraya Escorel (Promotora da Justiça e Coordenadora Estadual da  Infância e da Juventude)
Dra. Cleidy Freire de Medeiros (Psicóloga da ONG APOITCHÁ)
Dr. Fabiano Moura de Moura (Juiz da 1a Vara da Infância e da Adolescência da Capital)
Dra. Fabiana Maria Lobo (Promotora de Defesa do Direitos da Educação)