Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2011 > 08 > Processo Eletrônico do TRT/PB é apresentado como modelo de boa prática

Processo Eletrônico do TRT/PB é apresentado como modelo de boa prática

Ações do documento

publicado: 30/08/2011 16h20 última modificação: 30/09/2016 10h15


O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal do Trabalho da Paraíba, Max Guedes Pereira foi o primeiro palestrante do I Encontro Técnico sobre Processo Eletrônico e sobre Contas de Governo, que está acontecendo desde ontem no Tribunal de Contas do Estado. É o I Encontro Técnico sobre Processo Eletrônico e sobre Contas de Governo tem o objetivo de promover o intercâmbio entre técnicos de Tribunais de Contas de todo o país envolvidos em sistemas de processamento, conhecer recursos tecnológicos utilizados para processamento eletrônico e  discutir normatizações relativas ao processo eletrônico.

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT da Paraíba foi convidado pela coordenação do evento. Segundo Fábio Lucas Meira de Souza Barbosa, diretor de Processo Eletrônico da Informática do Tribunal de Contas do Estado, embora os participantes sejam provenientes de órgãos de Contas, foi reservada para a abertura do evento a demonstração de casos de sucesso de outro tribunal.“Nossa proposta foi para que todos os técnicos conhecessem um pouco do exitoso sistema de processo eletrônico do TRT da Paraíba como forma de motivação para essa mudança  de paradigma e como um indicativo de boas práticas”.





O Encontro teve o enfoque de iniciar as discussões sobre diretrizes gerais de um projeto de processo eletrônico no âmbito dos tribunais de contas. Segundo Fabio Lucas  a presença do diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação foi decisória para o sucesso do evento. “A experiência do TRT 13 no processo eletrônico serve de exemplo para nós do TCE-PB e, com certeza, a partir dessa palestra, servirá de norte e de referencial de caso de sucesso também para outros tribunais de contas”.





O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT proferiu a palestra “Experiência do Processo Eletrônico no TRT13”. Max Guedes Pereira falou sobre a implantação do Processo Eletrônico no Tribunal do Trabalho da Paraíba, que aconteceu pioneiramente em todo o país, no ano de 2008. Citou os sistemas que o Regional do Trabalho usa e deu dados sobre a celeridade processual desde a implantação.

Atualmente todas as Varas do Trabalho, 27, duas Distribuições dos Feitos, duas Centrais de Mandados, além de toda a parte administrativa do TRT da Paraíba são totalmente eletrônicas.