Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2011 > 10 > Jornalistas do TRT ministram curso no Rio de Janeiro

Jornalistas do TRT ministram curso no Rio de Janeiro

Ações do documento

A sexta-feira (21/10) foi dedicada à análise do relacionamento entre magistrados e imprensa, com a realização pela Escola Judicial do TRT/RJ de duas sessões de media training - ou treinamento de mídia. As palestras foram apresentadas pelos jornalistas convidados José Vieira Neto e Rosa Aguiar, do TRT da 13ª Região (Paraíba).

A proposta do curso, vencedor do Prêmio Nacional de Educação Corporativa do Judiciário 2010, foi mostrar a realidade do jornalismo e o que é linguagem jornalística, em teoria e prática. Um dos treinamentos contou com a participação dos juízes em processo de vitaliciamento.





“O relacionamento do Poder Judiciário com a imprensa é essencial. Os órgãos públicos devem primar pela transparência de seus atos e decisões”, disse José Vieira, coordenador de Comunicação do TRT/PB, complementando: “Vivemos em uma sociedade que se comunica pela mídia”.

O palestrante utilizou trechos de filmes e reportagens para mostrar detalhes da cobertura realizada pelos jornalistas e ressaltou o cuidado que se deve ter com as novas ferramentas de comunicação, principalmente com as redes sociais, por exemplo, o microblog Twitter.

PAPEL DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO DA JUSTIÇA

Durante o treinamento, a instrutora Rosa Aguiar afirmou ser imprescindível que o juiz ocupe seu lugar na sociedade. “O magistrado precisa falar”, enfatizou a palestrante, que também mostrou dicas importantes e práticas para o momento de uma entrevista e a importância das Assessorias de Comunicação dos Tribunais.

“Cerca de 95% do material jornalístico sai das Assessorias”, informou Rosa.





A jornalista ressaltou que é fundamental que os assessores de comunicação sejam sempre informados quando uma decisão proferida tiver a possibilidade de grande repercussão na mídia ou seja referente a tema em destaque nas redações.

PALESTRA PARA PORTA-VOZES

Pela manhã, os representantes do TRT/PB apresentaram um resumo das informações para gestores do Tribunal, que frequentemente são porta-vozes da instituição.

Durante a palestra, José Vieira resumiu o enfoque que a mídia busca na Justiça: “Poder Judiciário é a instituição que a sociedade organizou para dar solução aos seus conflitos. Cada processo tem uma vida, tem uma pessoa aguardando a decisão”.





Participaram do encontro a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ; a desembargadora Ana Maria Soares de Moraes, vice-corregedora; Luis Felipe Carrapatoso Peralta da Silva, secretário-geral da Presidência; Alessandra Martins, assessora de imprensa e comunicação; a juíza Gisela Ávila Lutz, Titular da 7ª VT/RJ e presidente do Comitê de Monitoramento e Evolução do SAPWEB (CMES); o juiz Maurício Pizarro Drummond, titular da 12ª VT/RJ e diretor do Foro de 1ª grau da capital; e Roberto Nóbrega, diretor de Secretaria da Corregedoria.

Os eventos contaram com o apoio da Assessoria de Imprensa e Comunicação do TRT/RJ.


Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ