Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2011 > 11 > Paraíba vai sediar Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho

Paraíba vai sediar Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho

Ações do documento

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba promove, nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), a reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho – Memojutra. O encontro tem como objetivo a discussão voltada para gestão documental como ferramenta de preservação da memória da Justiça do Trabalho.

O evento contará com a presença de representantes de vários regionais trabalhistas, como magistrados e servidores. A juíza Rosivania Gomes Cunha (TRT - PB) é integrante desse fórum, onde existem participantes dos programas de Gestão e Preservação Documental, Centros de Memória e Memoriais, Arquivos e Comissões Permanentes de Avaliação Documental de TRTs.

A principal meta do encontro é aumentar a atenção à gestão documental por parte dos gestores, já que a alta produção e difusão de documentos e informações têm exigido das instituições a releitura e a revisão dos paradigmas de guarda de documentos e arquivos, onde a Justiça do Trabalho vem desenhando uma nova política de gestão de documentos em sua esfera de atuação, como forma de ajustar-se a essa nova realidade global.


Confira a programação do evento que acontece nos auditórios da Astra 13 e do Fórum da Capital, localizado no Tambiá Shopping

Quinta-feira - 24

08h - Reunião da Comissão de Reforma do Estatuto e Regulamento Interno do Memojutra no auditório da Astra 13

Participantes: Juíza Denise Marsico do Couto – TRT 17ª Região - ES, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani – TRT 15ª Região Campinas - SP, juíza Rosivânia Gomes da Cunha  - TRT 13ª Região - PB, desembargador Eduardo Zanella – TRT 15ª Região -  Campinas - SP, desembargador Luis José de Jesus Ribeiro – TRT 8ª Região - PA (membros da Comissão de Reforma do Estatuto).

Sexta-feira - 25

08h - Palestra: "A importância da preservação dos processos trabalhistas para a história social do trabalho no Brasil"

Palestrante: Historiador Tiago BernaRdon de Oliveira, professor da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, com doutorado em questões relacionadas à relação de trabalho no Brasil, coordenador do projeto de preservação e catalogação dos processos trabalhista, desenvolvido pela UEPB em parceria com o TRT 13ª Região. Com uma equipe de quatro professores e alunos dos cursos de História, Direito e Arquivologia o projeto tem o objetivo de promover conhecimento científico e projetos de pesquisa a partir da análise dessa massa documental, no auditório do Fórum de João Pessoa

9h às 12h - Reunião do Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho - Memojutra, no auditório do Fórum de João Pessoa.

13h às 14h – Almoço.

17h – Encerramento