Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2011 > 12 > Emoção marca a entrega do Prêmio Aluisio Rodrigues

Emoção marca a entrega do Prêmio Aluisio Rodrigues

Ações do documento

publicado: 19/12/2011 11h53 última modificação: 30/09/2016 10h14


A oitava edição do Prêmio “eficiência” Desembargador Aluisio Rodrigues, versão 2011, foi marcada pela emoção. Além da entrega dos certificados aos servidores contemplados com o prêmio, foi feita, pela Corte, uma homenagem póstuma ao desembargador Aluisio Rodrigues, falecido semana passada. A sessão solene foi aberta pelo presidente do TRT, desembargador Paulo Maia Filho que citou fatos marcantes da vida pública e também da vida privada do homenageado.

O desembargador presidente lembrou que Aluisio Rodrigues foi um dos integrantes da primeira geração de juízes do Tribunal. "Fui, com orgulho, o escolhido para ocupar o cargo aberto em razão da aposentadoria dele. Lembro-me o quanto capitaneava as votações com bom humor. Fui e sou seu eterno aluno", destacou.

Após a leitura do nome dos 68 contemplados com o prêmio, o servidor Roberto Moura Martins, da Secretaria da Corregedoria, falou em nome dos colegas. Ele e a servidora Verônica Neves Oliveira de França, da Central de Mandados Judiciais e de Arrematação do Fórum de João Pessoa, foram escolhidos pelo Tribunal Pleno como destaque e receberam, além do certificado, a garantia da participação em um treinamento ou curso, dentro de suas atribuições, custeado pelo TRT, podendo ser feito em qualquer estado do Brasil.

"Por fim, agradeço a este Colegiado, em nome de todos, o prêmio concedido, na pessoa do Desembargador Presidente Dr. Paulo Maia Filho, tendo a certeza que permaneceremos sempre com o mesmo propósito de contribuir e valorizar o trabalho que tanto dignifica o homem", disse Roberto Martins.


Homenagens

O procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, destacou que, naquele momento, havia um misto de tristeza e alegria. "Tristeza pelo universo ter tirado o desembargador Aluisio Rodrigues do nosso convívio e alegria, pelo Tribunal ter dado ao prêmio o nome de eficiência a alguém que realmente foi muito eficiente", disse.

Antônio Eudes Vieira Júnior, juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Santa Rita, homenageou o desembargador Aluisio em nome da Amatra 13. "Autêntico, alegre, batalhador e profundo conhecedor das ciências jurídicas. Um formador de opinião. Tive a oportunidade de conviver e sou testemunha de sua cordialidade com os servidores, e as expressões de quem estava sempre de bem com a vida. Viveu sua vida como se não houvesse amanhã", destacou.

Os advogados que militam na área trabalhista foram representado pelo ex-presidente da OAB/PB, advogado José Mário Porto, que estava na solenidade e fez questão de deixar seu depoimento. "Foi um magistrado que honrou sua classe e, como professor, ensinou o Direito a várias gerações e sempre trouxe justiça social em seus votos".

Os servidores do TRT foram representados na homenagem por Vicente Gayoso: “Foi-se o homem, fica o mito neste Tribunal! Dr. Aluisio Rodrigues, figura emblemática, símbolo da ética, coragem pessoal e de notório saber jurídico. Eta baixinho valente! Driblou a morte nos últimos 23 anos – desde o grave acidente de automóvel quando era Presidente desta Corte até os diagnósticos de doenças incuráveis nos últimos anos, os quais respondia heroicamente com a máxima “-Eu me recuso a morrer”. Gayoso destacou que Aluisio Rodrigues deixou o exemplo de perseverança e espírito de altivez.

Emocionada, a desembargadora Ana Madruga falou da personalidade de Aluisio Rodrigues. Registrou a tristeza pelo falecimento dele e revelou que dele tirou muitas lições de direito e de vida. Deixou o exemplo de um vencedor, que nunca perdia o ânimo e lutava até o fim, sem se acovardar. Em nome da Corte, o desembargador Vicente Vanderlei, disse que o homenageado deixou uma grande lição de vida. "Sensibilidade, responsabilidade e ética profissional".

Certificados

A família do desembargador Aluisio esteve presente à solenidade. A viúva, Walma Rodrigues, filhos e netos presentearam os servidores homenageados e os magistrados com a última obra do desembargador "O Balé dos Colibris", que vem recheada de conceitos filosóficos. Ainda na sessão, foi mostrado um vídeo clipe, produzido pela Assessoria de Comunicação Social e Memorial da Justiça do Trabalho, que resumiu a vida pública do desembargador homenageado.


O prêmio

O Prêmio "eficiência" Aluisio Rodrigues foi criado em 2004, na gestão da então presidente do TRT, desembargadora Ana Madruga, destinado a distinguir, anualmente, um servidor de cada unidade por relevantes serviços prestados. O prêmio vem sendo concedido todos os anos e tem por missão, além de valorizar os talentos que naturalmente se destacam, despertar outros valores, a fim de que, no futuro, o Tribunal conte com profissionais mais satisfeitos, competentes e prontos para novos desafios.

A resolução que criou a premiação explicou que o nome do desembargador foi escolhido para denominar o prêmio “em razão dos relevantes serviços prestados ao longo dos 50 anos de trabalho, dos quais 35 dedicados à Magistratura Trabalhista, além do exemplo de dignidade e honradez”.

 























































Discurso Juiz Antônio Eudes Vieira Júnior - CLIQUE AQUI

Discurso Vicente Gayoso - CLIQUE AQUI