Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 06 > Clube Cabo Branco quer conciliar ações trabalhistas

Clube Cabo Branco quer conciliar ações trabalhistas

Ações do documento

O Esporte Clube Cabo Branco requereu na Justiça do Trabalho a conciliação de todos os processos que estão em tramitação nas Varas do Trabalho de João Pessoa. Em atendimento a solicitação, o presidente do TRT, desembargador Paulo Maia de Vasconcelos Filho determinou a concentração das ações trabalhistas contra o Clube, no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nucon.

Através do Ato TRT SCR nº 006/2012, o desembargador presidente determinou que todas as unidades judiciárias, que tenham processos em tramitação contra o Clube Cabo Branco, encaminhem à remessa destas ações ao Nucon. O requerimento formulado pelo clube foi protocolado no TRT sob o número 000-10159/2012.

O TRT da Paraíba criou o Nucon com base na Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse. O objetivo é dar uma nova filosofia, focada na conciliação humanista, que permite a comunicação através da fala das partes e usa linguagem compreensível, sem formalidades e tecnicismo.

A conciliação humanista disponibiliza uma escuta ativa, com atenção e sensibilidade aos problemas das partes, proporciona um acolhimento necessário para diminuir as tensões provenientes do conflito e aproxima o Poder Judiciário da sociedade.

A proposta da conciliação humanista qualifica o ato judicial da tentativa conciliatória, ao propor que o magistrado conciliador atue como facilitador dialógico, disponibilizando a sua escuta ativa e permitindo o fluir da fala, impulsionando o potencial de crescimento das partes, para que as escolhas e decisões na audiência conciliatória sejam tomadas de forma voluntária e responsável.