Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 07 > Projeto da ACS ganha Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça no Ceará
Conteúdo

Projeto da ACS ganha Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça no Ceará

publicado: 04/07/2012 10h38 última modificação: 30/09/2016 10h13

O Tribunal do Trabalho da Paraíba ganhou o Prêmio Honorário com o projeto Cantata da Conciliação no X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. A premiação aconteceu na última sexta-feira, 29, no encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), em Fortaleza.







O projeto Cantata da Conciliação foi veiculado nas emissoras de televisão da Paraíba no período que antecedeu a realização do projeto Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e da Semana Nacional da Execução Trabalhista, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2011.

Foram produzidos cinco filmes de 30 segundos estrelados pelos artistas Amazan, Beto Brito, Marco Di Aurélio, Os Nonatos e Pinto do Acordeon, que não cobraram cachê. A Cantata da Conciliação foi totalmente produzida pela a Assessoria de Comunicação do TRT e deu um tom regional a campanha. Foi focada, também, na conciliação humanista e teve o apoio da juíza Nayara Queiroz, coordenadora do Núcleo de Conciliação Humanista (Nucon) para a produção dos roteiros.

Premiação

Este ano a Paraíba recebeu dois prêmios nacionais. O TRT com o Prêmio Honorário e o Ministério Público do Trabalho, em 1° lugar na categoria Campanha de Comunicação Publicitária com o projeto “Aeroporto”, contra o turismo sexual infanto-juvenil. Os prêmios foram recebidos pelos assessores de comunicação das instituições, os jornalistas José Vieira Neto, do TRT e Gisa Veiga, do MPT.







A Paraíba já tem quatro prêmios conquistados no Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça. Dois são do TRT, um do MPT e outro do Ministério Público Estadual, conquistado no ano passado na categoria Jornalismo Impresso, com o projeto Ministério Público Social, da equipe que tinha como assessora a jornalista Eloise Elane.

O outro prêmio recebido pelo TRT da Paraíba no Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça foi no ano de 2010, com o Projeto Cordel do Trabalho, na categoria Projeto Institucional.

O destaque do ano de 2010 para o Projeto Cordel do Trabalho foi a conquista do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, na categoria Judiciário Cidadão. Dois prêmios nacionais de reconhecida importância no cenário do Pode Judiciário brasileiro.

Ainda em 2010, o projeto Media Training para Magistrados conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Educação Corporativa do Judiciário. Em 2011, conquistou a terceira colocação no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria Publicação Especial, com a cartilha Acidente de Trabalho: informativo. No ano de 2006 a campanha elaborada pela Assessoria de Comunicação Social para a divulgação do Projeto Arrematar conquistou o 2º lugar do Prêmio Nacional de Comunicação.

Conbrascom 2012

Este ano, o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça foi realizado no Ceará, na cidade de fortaleza, no período de 27a 29 de junho último e teve como tema central “Justiça em Comunicação”. Reuniu assessores de comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas e instituições afins, além de ministros, juízes, procuradores e promotores de Justiça, bem como jornalistas e estudantes universitários.





O Conbrascom – Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça nasceu a partir do Encontro Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, tem edições anuais e é um evento de ampla aceitação e reconhecimento técnico entre os profissionais de comunicação, comunidade acadêmica e os setores da Justiça.

O Fórum Nacional de Comunicação & Justiça, entidade que promove o CONBRASCOM, considera que a informação, como prevê a Constituição, é um bem público, e que, portanto, a comunicação deve pautar-se pelo interesse coletivo e pela inclusão social.

Temas discutidos no Conbrascom

- “Justiça, Comunicação e a Fórmula da Inovação”

- “Justiça, Comunicação e Imprensa – A Pauta de Notícias”

- “Justiça, Comunicação, Transparência e Acessibilidade”

- “Justiça, Comunicação e Ética no Serviço Público”

- “Justiça, Comunicação e a Lei de Eficiência”

Oficinas realizadas

- Planejamento em Comunicação – Ricardo Moura (Embrapa)

- Gestão em Comunicação – Oficina da Palavra

- Redes Sociais e Monitoramento – Deoclécio Castro (CE)

- Gerenciamento de Crise – Celso Gomes (TRT-RO)

- TV Corporativa – Banco do Nordeste

- A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública) – Júlio Ramon Soares (ALCE)