Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 08 > Amatra retoma atividades do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”
Conteúdo

Amatra retoma atividades do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”

Primeira atividade do segundo semestre foi a visita dos alunos do Liceu a sede do TRT
publicado: 31/08/2012 10h20 última modificação: 30/09/2016 10h13

 

A visita de duas turmas do Colégio Liceu Paraibano a sede do Tribunal do Trabalho da Paraíba marcou a retomada do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”. O programa é promovido pela a Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra), com o apoio do TRT, que tem tem como objetivo levar à população o conhecimento dos direitos básicos garantidos pela Constituição, bem como promover maior aproximação do Poder Judiciário com a sociedade.

Os alunos do colégio Liceu Paraibano, escola que também recebeu as atividades do programa no primeiro semestre, estiveram no Tribunal acompanhados pela orientadora pedagógica do Liceu, Alda Oliveira e foram recebidos pelo presidente da Amatra juiz Adriano Dantas. Em seguida eles assistirem uma audiência no Tribunal Pleno, presidida pela desembargadora Ana Madruga e composta pelos juízes convocados Arnaldo José Duarte do Amaral e Margarida Alves de Araújo Silva, além do representante do Ministério Público do Trabalho.

Atividades

Os estudantes foram recebidos no gabinete do vice-presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho. O magistrado fez uma explanação sobre o Tribunal, seu funcionamento e suas atividades. Falou sobre o processo eletrônico como sendo um avanço de cinco gestões. “Vocês estão num Tribunal diferente, onde não se trabalha com pepel e não se gasta tinta. Totalmente ecológico”, disse o magistrado.

O presidente da Amatra fez questão de mostrar aos estudantes o gabinete da presidência. “É daqui que se coordena a Justiça do Trabalho, seus setores e suas Varas Em seguida, os estudantes conheceram o Auditório Desembargador Gil Libanio (Pleninho) onde acontecia uma audiência da Segunda Turma. A audiência era presidida pelo desembargador Francisco de Assis Carvalho e composta pelos juízes convocados Herminegilda Leite Machado e Normando Salomão Leitão, além do representante do Ministério Público do Trabalho.

Porta de entrada

Ainda na sede do TRT, os estudantes conheceram o Setor de Cadastramento. “Aqui é a porta de entrada de todos os processos, onde eles são analisados e distribuídos”, destacou o juiz Adriano Dantas. Durante o passeio, os alunos conheceram os conceitos básicos e simples de cidadania, o que promoveu mudanças de atitudes, pensamentos e comportamento pessoal.

No período da tarde, a orientadora pedagógica do Liceu, Alda Oliveira trouxe uma outra turma para conhecer o Tribunal. Eles fizeram o mesmo percurso e também foram acompanhados pelo presidente da Amatra, juiz Adriano Dantas. O Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” é coordenado pela juíza Nayara Mota. No primeiro semestre a Amatra trabalhou com três turmas e neste segundo semestre pretende trabalhar com as outras quatro restantes para completar as sete turmas.