Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 08 > Próxima edição da Semana Nacional de Conciliação será realizada em Novembro
Conteúdo

Próxima edição da Semana Nacional de Conciliação será realizada em Novembro

Juíza Nayara Queiroz representou o TRT da Paraíba
publicado: 16/08/2012 11h10 última modificação: 30/09/2016 10h13

A VII edição da Semana Nacional de Conciliação, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais brasileiros, está programada para se realizar este ano de 7 a 14 de novembro. A novidade da Semana de Conciliação de 2012 está em sua duração: diferentemente das outras seis edições, que duravam os cinco dias úteis da semana, este ano o evento contará com um final de semana.

A Semana Nacional de Conciliação é um esforço concentrado que o Judiciário promove, desde 2006, por meio de mutirões de audiências de conciliação em todo o País. No ano passado, os cinco dias de realização dos mutirões possibilitaram mais de 168 mil acordos, resultando na movimentação de valores próximos a R$ 1 bilhão.

Esforço concentrado – As seis edições anteriores da Semana totalizaram em 750 mil processos finalizados, três milhões de pessoas pacificadas, além de R$ 4,6 bilhões movimentados. “Esse aumento de dias de trabalho durante o esforço concentrado foi estabelecido com o intuito de ampliar o número de acordos. É uma experiência nova e veremos se dará ou não resultado. A intenção é propiciar mais oportunidades aos cidadãos que não podem participar dos mutirões durante os dias da semana”, afirmou o coordenador do Comitê Gestor do Movimento Conciliar é Legal, Conselheiro José Roberto Neves Amorim.

O conselheiro lembrou que, em 2011, das 434 mil audiências marcadas, foram realizadas de fato 349 mil – número também considerado expressivo. “Mas quem sabe não conseguimos aumentar ainda mais esse número”, completou Neves Amorim. A meta do CNJ em 2012 é aumentar para 40% a 45% o número de processos resolvidos por meio da conciliação no país. Atualmente, esse número não chega a 20%. Conforme dados do programa Justiça em Números – espécie de censo do Judiciário brasileiro realizado anualmente pelo CNJ – em um ano, foram ajuizados na Justiça 24 milhões de novos processos; sendo que aproximadamente 83 milhões encontram-se em tramitação.

Política pública – “Temos um número de processos em estoque grande e 17 mil juízes para julgá-los. A conciliação é uma prática que deve ser estabelecida o mais rápido possível para desafogar a Justiça e resolver, de fato, os conflitos”, defendeu o conselheiro José Guilherme Vasi Werner.

Em 2010, o CNJ criou a Resolução 125 estabelecendo uma Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos. A resolução, dentre outras medidas, deu destaque para as ações de apoio aos tribunais, por meio do estímulo à criação de núcleos de conciliação e organização cursos de capacitação para serventuários da Justiça, conciliadores e mediadores.

Representatividade

A juíza Nayara Queiroz, coordenadora do Núcleo de Conciliação e Solução de Conflitos do TRT da Paraíba participou do II Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação, que aconteceu no auditório do Conselho Federal de Justiça, em Brasília na última segunda-feira. A magistrada esteve acompanhada pela jornalista Jaquilane Medeiros, da ACS do TRT.

www.cnj.jus.br/jgmc