Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 08 > TRT e UFCG firmam convênio para pesquisa em processos trabalhistas
Conteúdo

TRT e UFCG firmam convênio para pesquisa em processos trabalhistas

Na primeira remessa serão repassadas 20 mil ações
publicado: 21/08/2012 14h32 última modificação: 30/09/2016 10h13

 

O Tribunal do Trabalho da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande firmaram convênio que vai possibilitar o repasse de cerca de oitenta mil processos trabalhistas arquivados há mais de cinco anos que serão doados para pesquisa. Na primeira remessa serão repassadas 20 mil ações, que servirão para estudo acadêmico por professores e alunos dos cursos de História, Geografia, Direito e Arquivologia.

O convênio foi assinado pelo presidente do TRT, desembargador Paulo Maia Filho, e pelo reitor da Universidade Federal de Campina Grande, professor Thompson Fernandes Mariz. A UFCG vai receber processos das Varas do Trabalho de Campina Grande da década de 70 e dos anos de 1994 a 1997.

Estiveram presentes a solenidade o vice-reitor Edilson Amorim, o professor Alarcon Agra do Ó, coordenador do curso de História da UFCG, professora Rosilene Montenegro, diretora do Centro de Humanidades, além da juíza coordenadora do Memorial da Justiça Trabalhista da Paraíba, Rosivânia Cunha, do juiz substituto da 1ª Vara de Campina Grande, Francisco de Assis Barbosa Júnior, do diretor do Serviço de Documentação e Arquivo, Walter Azevedo e do secretário da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD, Raimundo Normando Madeiro Monteiro.

O presidente do TRT da Paraíba desembargador Paulo Maia Filho destacou a iniciativa da juíza Rosivânia Cunha que teve a ideia de doar os processos arquivados para instituições de pesquisa. O TRT já firmou convênio com a Universidade Estadual da Paraíba, no ano passado. Foram repassados 60 mil processos das Varas do Trabalho de Guarabira e Sousa, dos anos de 87 a 2002.

O reitor da UFCG, Thompson Fernandes Mariz informou que todo o material irá para uma sala especial no Centro de Humanidades e será digitalizado. A coordenadora do Centro, professora Rosilene Montenegro destacou que os processos contém um grande material de pesquisa em diversas áreas do conhecimento e agradeceu a doação.

A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD promoverá, em outubro, dentro das comemorações de aniversário do TRT da Paraíba, a palestra “A importância dos Arquivos do TRT no tocante a preservação da memória trabalhista na Paraíba”. Será ministrada pelo Secretário da CPAD, Normando Madeiro com a participação de professores da UEPB e UFCG que falarão sobre as pesquisas e utilização do material doado.

A palestra tem como finalidade a discussão voltada para gestão documental como ferramenta de preservação da memória da Justiça do Trabalho, onde será feito toda uma explanação das atividades desenvolvidas pela CPAD, no tocante a preservação. Serão convidados alunos e professores das universidades Federal de Campina Grande e Estadual da Paraíba, além de magistrados e servidores.