Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 09 > Secretaria de Informática promove palestra “Acessibilidade via Web – As recomendações do e-Mag”
Conteúdo

Comunicados

Secretaria de Informática promove palestra “Acessibilidade via Web – As recomendações do e-Mag”

Modelo de acessibilidade na web foi apresentado
publicado: 24/09/2012 12h12 última modificação: 17/07/2018 11h52

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal do Trabalho da Paraíba, através do chefe do setor de Portais, Thiago Curvelo, promoveu a palestra “Acessibilidade Web – Introdução a Acessibilidade na Web e às recomendações do e-MAG”. A palestra aconteceu na sala da presidência do TRT na última sexta-feira, 21, e reuniu os servidores da área de informática do Regional.

O Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), consiste em um conjunto de recomendações a ser considerada para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e promova a acessibilidade.

O e-MAG está em conformidade com os padrões internacionais. Foi formulado para orientar profissionais do setor público que tenham contato com publicação de informações ou serviços na Internet a desenvolver, alterar e/ou adequar páginas, sítios e portais, tornando-os acessíveis ao maior número de pessoas possível.

Thiago Curvelo falou sobre a importância do e-Mag: “É muito importante remover barreiras para que todos - sobretudo portadores de deficiência - possam ter autonomia para usar a Internet”. Ele apresentou um vídeo documentário produzido pelo portal www.acessodigital.net que mostra as dificuldades de portadores de diversos tipos de deficiências. Mesmo com a utilização de programas especiais, como leitores de texto ou monitor braille, muitos portais ainda oferecem dificuldades para estes usuários. O objetivo é fazer com que haja uma padronização para que os programas especiais desenvolvidos para os portadores de deficiências consigam funcionar plenamente.

Para Max Frederico Guedes Pereira, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação “Estamos no caminho para universalizar a informação de maneira igualitária”, afirmou Max. Segundo ele diretrizes internacionais estão focadas na acessibilidade na web para que ela seja verdadeiramente inclusiva.

Thiago ressaltou, ainda, a importância do engajamento dos gestores e desenvolvedores de sistemas para a web, e apresentou diversos passos do modelo e-Mag. “Nós, responsáveis por sites na Web, devemos lembrar que nossos usuários diferem em como interagem com a Internet”, finalizou.

Equipe da SEINF reunida

Equipe da SEINF reunida