Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 09 > Conciliação e Justiça em Palco encerram encontro de boas práticas em São Luís
Conteúdo

Conciliação e Justiça em Palco encerram encontro de boas práticas em São Luís

Evento reuniu TRTs das regiões norte e nordeste
publicado: 21/09/2012 12h25 última modificação: 30/09/2016 10h12

 

A apresentação dos projetos do TRT da Paraíba que tratam da conciliação e da divulgação sobre a atuação da justiça do trabalho encerraram na última sexta-feira, 21, o II Encontro dos TRTs Norte/Nordeste, que aconteceu em São Luís, Maranhão.

A servidora Marisa Castanheira, lotada na Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), apresentou o programa Justiça ao Alcance de Todos, com o produto Justiça em Palco, elaborado para levar ao conhecimento da sociedade sobre a atuação da justiça do trabalho, procurando esclarecer o papel desse segmento. A peça teatral já foi apresentada em escolas públicas e eventos promovidos pelo TRT. Foi escrita, dirigida e encenada por servidores do Tribunal que trabalham como voluntários.

Conciliação humanista

O último trabalho apresentado abordou o Núcleo de Conciliação Humanista (Nucon) – uma medida de acesso à justiça, pela juíza Nayara Mota, com a participação da servidora Anna Waléria Maux.

A juíza Nayara Mota mostrou os resultados que o núcleo alcançou nos quatro meses de efetivo funcionamento e as mudanças percebidas pelas partes nos processos e pelos advogados, principalmente o acolhimento e o ouvir, ferramentas fundamentais da conciliação humanista. Um vídeo mostrou esta nova filosofia com depoimentos de várias pessoas.

Encontro de diretores-gerais

Participaram do encontro representando a Paraíba, o presidente do Tribunal do Trabalho, desembargador Paulo Américo Maia Filho, o diretor-geral, Glauco Campos e o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Carlos Melo. O desembargador Paulo Maia destacou a participação do TRT da Paraíba como frutífera e que contribuiu para solidificar a imagem da instituição como pioneira em várias ações de modernização da justiça.

Os diretores-gerais se reuniram, paralelamente, durante o II Encontro dos TRTs do Norte e do Nordeste, para tratar de assuntos relacionados às suas unidades. Dentre os assuntos colocados na pauta de reunião dos diretores gerais, destacaram-se a Meta 18 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - execução orçamentária; a alteração da Resolução 70 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) – espaço físico x processo eletrônico; alteração da Resolução 63 – processo eletrônico; testes físicos para agentes de segurança – padronização; auxílio alimentação de magistrados e assuntos gerais.

O diretor da Segepe, Carlos Melo, foi conhecer as boas práticas apresentadas na área de Gestão de Pessoas e afirmou que ficou entusiasmado com a qualidade e praticidade dos projetos apresentados. “Já estamos estudando a implantação dessas boas práticas em nosso Regional”, disse.

Planejamento estratégico institucional

Na quinta-feira, 20, a servidora Germana Coutinho Lucena apresentou o trabalho “Modelo de Desdobramento e Alinhamento da Estratégia”, que mostra a metodologia criada e adotada pela Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) para levar ao conhecimento de magistrados e servidores das VTs sobre o planejamento estratégico institucional. O trabalho colheu as contribuição que cada unidade pode dar para o alcance dos objetivos e metas da instituição.

Ainda na quinta-feira, o assessor de comunicação social do TRT, José Vieira Neto, apresentou a campanha Cantata da Conciliação, elaborada pela a Assessoria do Regional em outubro de 2011 para divulgação do projeto Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); da Semana Nacional da Execução Trabalhista, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e como preparação para a criação do Nucon (Núcleo de Conciliação do TRT-PB), focado na conciliação humanista, previsto para funcionar no início de 2012.

O campanha teve a participação de grandes artistas da música e da cultura da Paraíba e foi veiculada em vídeo em todas as emissoras do estado da Paraíba. O público do encontro em São Luís recebeu muito bem a campanha do TRT paraibano.

Quatro projetos selecionados

De todos os tribunais participantes, apenas os tribunal da Paraíba e do Maranhão tiveram quatro projetos selecionados para apresentação no II Encontro dos TRTs Norte/Nordeste. Os trabalhos foram escolhidos por uma comissão julgadora e avaliados como boa prática e experiência de sucesso a ser partilhada com os outros regionais.

Na avaliação dos organizadores, o encontro surpreendeu e foi considerado como um celeiro de grandes ideias. Além de representantes de todos os tribunais das regiões norte e nordeste, o evento recebeu delegações dos TRTs do Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Goiás.

O TRT do Maranhão também organizou um show musical em comemoração aos 400 anos de São Luís, realizado no Teatro Arthur Azevedo, com a participação de artistas maranhenses e servidores do Tribunal. O show, além de fazer parte das atividades culturais do evento, foi uma homenagem que o tribunal prestou a São Luís, capital do Maranhão, pelos seus 400 anos de história.