Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 09 > TRT da Paraíba está entre os seis Tribunais que apresentaram projeto de Gestão de Pessoas
Conteúdo

TRT da Paraíba está entre os seis Tribunais que apresentaram projeto de Gestão de Pessoas

Projeto em fase de implantação foi apresentado durante Simpósio em Brasília
publicado: 04/09/2012 09h40 última modificação: 30/09/2016 10h12

O Tribunal do Trabalho da Paraíba está entre os seis Tribunais brasileiros que apresentaram o projeto do Programa Gestão de Pessoas durante o III Simpósio Nacional de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho. O projeto, que já está em fase de implantação, foi apresentado em Brasília na semana passada pelo diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Carlos Melo e pela coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Ana Christina Carneiro Cavalcanti.

O modelo de Gestão de Pessoas por Competências já vem sendo implantado no TRT da Paraíba, sob a coordenação da Segepe e está de acordo com a resolução nº 92 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. A resolução estabelece algumas metas, entre as quais que 80% das equipes envolvidas no projeto estejam capacitadas em gestão de pessoas por competências, com no mínimo 32 h/a, até dezembro de 2012.

O projeto do CSJT tem como objetivo nortear a implantação das etapas iniciais do modelo de gestão de pessoas por competências nos Órgãos da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, com vistas ao alcance de resultados a exemplo do mapeamento das competências técnicas e comportamentais gerenciais; avaliação das competências técnicas e comportamentais gerenciais; planos de Desenvolvimento Individual e Programa de Desenvolvimento Gerencial.

Gestão por competências

Segundo o Projeto do CSJT, a gestão por competências é o processo de conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização mediante as suas competências técnicas e comportamentais. Propõe-se, fundamentalmente, a gerenciar as lacunas de competências existentes na organização, procurando eliminá-las ou minimizá-las, aproximando ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais. Assim envolve não só a capacitação, mas também outros subsistemas de gestão de pessoas, tais como: a gestão do desempenho, a alocação de pessoas e a seleção interna para ocupação de cargos e funções gerenciais.

A crescente informatização dos processos, em especial, a iminente implantação do Processo Judicial Eletrônico – PJe, alterará substancialmente as rotinas de trabalho, demandando a adequada capacitação e alocação de servidores. É nesse contexto que se insere a gestão por competências. Ressalta-se que a implantação desse modelo significará um grande passo em direção às modernas práticas de gestão de pessoas para a Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus.

Pioneirismo

O TRT da Paraíba é um dos seis que já estão em fase de implantação do programa. Além da Paraíba, os TRTs de Santa Catarina (12ª Região), de Sergipe (20ª Região), de Brasília (10ª Região), do Pará (8ª Região) e do Mato Grosso (23ª Região). O III Simpósio Nacional de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho aconteceu nos dias 22,23 e 24 no auditório do Conselho nacional de Justiça, em Brasília.