Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 10 > Palestra sobre trabalho infantil abre 3º dia da Semana do Judiciário
Conteúdo

Palestra sobre trabalho infantil abre 3º dia da Semana do Judiciário

Evento é promovido pelo TRT-PB e realizado pela Escola Judicial da Justiça do Trabalho
publicado: 04/10/2012 15h31 última modificação: 30/09/2016 10h12

A palesta “O trabalho infantil: violando a dignidade humana”, proferida pelo promotor de Justiça, Alley Borges Escorel, foi o destaque da programação desta quinta-feira pela manhã na XII Semana do Judiciário. O evento é promovido pelo Tribunal do Trabalho da Paraíba e realizado pela Escola Judicial da Justiça do Trabalho e acontece deste a última terça-feira, 2, no auditório da Estação Ciência Cabo Branco, em João Pessoa.

Sem se prender muito a legislação, a palestra de Escorel abordou os males que o trabalho pode trazer a crianças e adolescentes. Segundo ele, a exploração do trabalho infantil tem viés histórico e vem desde os primórdios da humanidade.

“Na idade média a criança era vista com um adulto em miniatura, com todas as responsabilidades de trabalho doméstico, no campo e até em guerras. No Brasil colônia, o trabalho começou nas Naus e depois na lavoura. Já na revolução industrial o trabalho da criança e do adolescente foi explorado à exaustão”, disse, mostrando que esse ciclo tem que ser rompido.

A palestra foi seguida por um debate em uma mesa coordenada pela juíza Nayara Mota Queiroz de Sousa e com a participação da professora da UFPB, Maria Senharinha S. Ramalho e da Procuradora do Trabalho da 13ª Região, Maria Edilene Lins Felizardo.