Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 11 > Advogados trabalhistas de João Pessoa conhecem o passo a passo do PJe-JT
Conteúdo

Advogados trabalhistas de João Pessoa conhecem o passo a passo do PJe-JT

Desembargador Cláudio Brandão, do TRT da Bahia ministrou treinamento no Fórum Trabalhista de João Pessoa
publicado: 14/11/2012 17h20 última modificação: 30/09/2016 10h12

O passo a passo do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho - Pje-JT foi apresentado na tarde desta quarta-feira (14), no auditório do Fórum de João Pessoa, para advogados que militam na área trabalhista. O sistema que será implantado no Tribunal do Trabalho da Paraíba no próximo dia 23 foi repassado para a categoria pelo desembargador Cláudio Brandão, do TRT da Bahia (5ª Região) e presidente do Comitê Gestor para a implantação do PJe-JT no país.


O evento foi aberto pelo desembargador Ubiratan Delgado, presidente da Comissão de Informática do TRT da Paraíba, que revelou ser o Tribunal, o 22º a implantar o PJe-JT no Brasil. “Estamos nos integrando ao processo nacional e fizemos questão de apresentar o tema em João Pessoa, mesmo sabendo que as primeiras unidades a receberem o novo processo serão as Varas de Santa Rita e de Mamanguape. O motivo é que a partir do dia 23, o Tribunal só receberá Mandado de Segurança originário (aquele que começa no Tribunal) pelo novo sistema, e os advogados devem estar preparados, inclusive com a certificação digital”.

Os advogados lotaram o auditório do Fórum com a expectativa de desvendar os mistérios do PJe-JT. O desembargador Cláudio Brandão deixou claro em seu pronunciamento que o TRT da Paraíba está vivenciando uma nova etapa com a implantação do processo eletrônico. “É uma Região que já tem uma larga experiência no processo sem papel e agora vai enfrentar a realidade de utilizar um novo sistema, que é o processo nacional”, disse. Ele lembrou que o PJe já está sendo utilizado por mais de 250 Varas em todo o país.

O desembargador Cláudio Brandão disse ainda aos advogados que o processo eletrônico vai unificar todo o Judiciário Brasileiro, e a Justiça do Trabalho não pode ser tratada de modo fragmentado. “O brasileiro tem que ter a mesma Justiça, com a mesma eficiência. A nova ferramenta vai envolver todas as áreas dos Tribunais e levar tudo o que a Tecnologia de Informação pode proporcionar pela celeridade da prestação jurisdicional”.

Novo treinamento

Na próxima terça feira, dia 20, haverá treinamento para os magistrados, servidores que atuam na atividade fim de 2º grau na sede do TRT, advogados, peritos e procuradores. O treinamento vai ser dividido em duas etapas e será ministrado pelo juiz Lindinaldo Silva Marinho e pelo desembargador Evandro Valadão, replicador do TRT do Rio de Janeiro (1ª Região).

Será imprescindível a participação dos servidores lotados nos gabinetes dos desembargadores, peritos, STPCJ, 1ª e 2ª Turmas, AJP, SJUD, SCR e NCDP. A primeira etapa do treinamento será apresentada a partir das 9h, no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, e a segunda etapa será apresentada no Tribunal Pleno, no mesmo dia, a partir da 14h.

De acordo com o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas – Segepe, Carlos Melo, a presença dos servidores e magistrados deverá ser registrada para cumprimento da meta 15 de 2012 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ (Capacitar, com carga horária mínima de 20 horas, 20% dos magistrados e 20% dos servidores na utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJE) e em gestão estratégica). Haverá lista de presença.