Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 11 > TRT do Rio de Janeiro foi escolhido como “padrinho” da Paraíba
Conteúdo

TRT do Rio de Janeiro foi escolhido como “padrinho” da Paraíba

Calendário definiu todas as etapas para implantação do PJe-JT
publicado: 12/11/2012 00h00 última modificação: 30/09/2016 10h12

Para a instalação do PJe-JT na Paraíba, nas Varas do Trabalho de Santa Rita e Mamanguape e no Tribunal do Trabalho, foi cumprido um extenso calendário de treinamentos para juízes, servidores e advogados. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Tribunal do Trabalho do Rio de Janeiro, escolhido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho como “padrinho” do Regional paraibano. Servidores do TRT Rio foram deslocados para repassar a experiência adquirida com o novo sistema.

Essa ação de troca de experiência foi definida pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, que conclamou os 12 Regionais que já haviam instalado o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) a auxiliarem os demais tribunais na implantação da ferramenta. O engajamento da Escola Judicial e Secretaria de Gestão de Pessoas (Segepe) foi fundamental.

 

 

Calendário detalhado

Obedecendo um calendário elaborado para a implantação do PJe-JT foram realizadas palestras, reuniões, cursos presenciais, videoconferências e visitas a setores. O primeiro passo foi a etapa de adaptação dos planos de continuidade e backup com atuação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) via email, em seguida a montagem da infraestrutura de tecnologia para o PJe-JT, também com atuação do CSJT.

O segundo passo foi o treinamento dos administradores e parametrização do PJe-JT, bem como o treinamento dos servidores das Vara (replicadores), apresentação para operadores de Direito e treinamento dos juízes das Varas e desembargadores.

Além do treinamento técnico, o calendário elaborado com as atividades para a implantação do PJe-JT incluiu tarefas como a simulação do funcionamento de uma Vara do Trabalho e dos setores do Tribunal (2ª Instância) com o novo sistema.

O calendário prevê atividades também depois da efetiva instalação do PJe-JT. Ou seja, o acompanhamento e assistência a desembargadores, juízes e servidores já com o novo sistema em funcionamento. Todas as atividades têm data marcada para início e fim e um ou mais responsáveis pela execução da tarefa.

 

Treinamento para advogados

Em João Pessoa uma palestra exclusiva para advogados apresentou o PJe-JT. Foi ministrada pelo desembargador Cláudio Brandão, presidente do Comitê Gestor para a implantação do PJe-JT no país. O desembargador é profundo conhecedor do PJe-JT e trouxe esclarecimentos imprescindíveis aos advogados.

registrado em: