Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 11 > TRT empossa Leonardo Trajano como desembargador
Conteúdo

TRT empossa Leonardo Trajano como desembargador

A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal Pleno, na sede do TRT, em João Pessoa
publicado: 13/11/2012 08h20 última modificação: 30/09/2016 10h12

O Tribunal do Trabalho da Paraíba empossou, nesta segunda-feira (12), o desembargador Leonardo José Videres Trajano, que assumiu o cargo pelo critério do Quinto Constitucional, em vaga destinada a classe dos advogados. O mais novo integrante da Corte Trabalhista foi nomeado na última quinta-feira, 8, pela presidente Dilma Rousseff. A solenidade de posse aconteceu no auditório do Tribunal Pleno, em João Pessoa, e contou com a presença do governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho.

O presidente do TRT, desembargador Paulo Américo Maia Filho, designou os desembargadores Francisco de Assis Carvalho e Silva e Ana Maria Madruga para conduzir o novo desembargador ao Plenário, que prestou compromisso, assinou o termo de posse e recebeu a insígnia da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Grã Cruz.

Em nome da Corte, o magistrado foi saudado pelo desembargador Wolney de Macedo Cordeiro. Em seu discurso, o magistrado destacou que Leonardo Trajano é o mais jovem desembargador a ter acesso a Corte. “Mesmo com apenas 38 anos é detentor de uma carreira inabalável, repleta de conquistas e isenta de discórdias ou conflitos. Apresenta-se como um destacado operador do Direito. Tenho certeza de que o TRT da Paraíba sente-se orgulhoso com o seu ingresso, mas a nova tarefa não é tranquila. Os nossos desafios são intensos e a luta é contínua”, disse.

A Procuradoria Regional do Trabalho foi representada pelo o procurador Eduardo Varandas, que cumprimentou Leonardo Trajano e observou que a advocacia é indispensável à atividade da Justiça. Destacou ainda que o desembargador Afrânio Melo - a quem ele sucede - exerceu o cargo com maestria. “Em nome da Procuradoria receba os votos de uma profícua atuação”, frisou.

 

Saudado pela magistratura e dos advogados


A classe dos juízes trabalhistas foi representada pelo presidente da Amatra 13, juiz Adriano Dantas. “Hoje tem início a sua nova carreira profissional. Vossa Excelência deixa a advocacia e passa a assumir a magistratura, dividindo a atuação com os demais membros da Corte. A magistratura será sua nova realidade”, disse. O juiz Adriano Dantas também destacou a atuação do desembargador Afrânio Melo. “Homem íntegro. À ele, toda a nossa admiração e respeito”, concluiu.

Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, o advogado Rodrigo Farias cumprimentou o novo desembargador e destacou que a Justiça do Trabalho ganhou um desembargador atento e preocupado com as relações humanas. “Vossa Excelência é o orgulho de todos nós advogados. Para a OAB não só é formal participar dessa solenidade, mas é uma honra. Esperamos que Vossa Excelência seja nesse Tribunal a voz da advocacia”.

 

Agradecimento a Deus, a família e a classe dos advogados


O novo desembargador Leonardo Trajano iniciou seu discurso fazendo agradecimentos a Deus, aos pais, irmãos, esposa, filhos e primos e destacou que, entre os seus sonhos, estava o de representar a advocacia na Corte Trabalhista. “Serei um interlocutor preocupado com as reivindicações da classe”. O magistrado lembrou que ocupou por 13 anos a tribuna da Corte, onde sempre recebeu tratamento cordial e respeitoso. O magistrado se comprometeu em colaborar com o nível de excelência do Tribunal, buscando sempre a noção da Justiça.

Para o presidente do TRT, desembargador Paulo Américo Maia Filho, o desembargador Leonardo Trajano traz na bagagem a experiência da advocacia. “A escolha foi adequada por ele ser um advogado trabalhista”, destacou. O governador da Paraíba Ricardo Coutinho também cumprimentou o novo desembargador. Disse que sua chegada ao TRT cumpre um princípio da Constituição. “É um momento diferenciado para um jovem talentoso, que buscará junto ao TRT fazer com que a sociedade paraibana possa evoluir”.

Leonardo Trajano integrava a lista tríplice com os advogados Paulo Maia e Severino Brasil, definida em maio passado pelo Tribunal Pleno do TRT. Depois da escolha da lista tríplice o processo foi encaminhado para o Tribunal Superior do Trabalho que, na sequência, enviou ao Ministério da Justiça e a Casa Civil da Presidência da República, culminando com a escolha pela presidente.

 

TRT da Paraíba passa a ter 10 desembargadores:

Com a posse de Leonardo Trajano, o Tribunal do Trabalho da Paraíba passa a ter, pela primeira vez em sua composição, dez desembargadores. Desde a sua criação pela Lei Federal nº 7.324, de 18 de junho de 1985 e com a efetiva instalação da Corte em 11 de outubro de 1985, o Regional era composto por oito desembargadores. No ano passado (2011) uma lei federal criou mais dois cargos para o Tribunal do Trabalho da Paraíba, preenchidos com as posses dos desembargadores Eduardo Sérgio de Almeida e Wolney de Macedo Cordeiro, ambos juízes de carreira.

Nesse meio tempo, a vaga no TRT que pertence a classe dos advogados foi aberta com a aposentadoria do desembargador Afrânio Melo. Agora, está preenchida com a posse de Leonardo Trajano e o Tribunal Pleno do Tribunal do Trabalho da Paraíba passa a ter dez desembargadores.

 

Composição atualizada

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba passa a ter a seguinte composição:

Paulo Maia Filho, presidente; Carlos Coelho, vice-presidente; Vicente Vanderlei; Ana Madruga; Francisco de Assis Carvalho e Silva; Edvaldo de Andrade; Ubiratan Delgado, Eduardo Sérgio de Almeida, Wolney de Macedo Cordeiro e Leonardo Trajano.

 

BREVE PERFIL:

LEONARDO JOSÉ VIDERES TRAJANO

Brasileiro, casado, nascido em 02 de fevereiro de 1974.

 

GRADUAÇÃO

Bacharel em Direito, pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no ano de 1996.

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

. Sócio responsável pelo contencioso e consultivo trabalhista de Nóbrega Farias e Trajano Associados (1997 – 2012);

. Habilitado e com atuação efetiva em aproximadamente 8.500 (oito mil e quinhentos) processos (entre feitos ativos e arquivados), no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região;

. Habilitado e com atuação efetiva em de aproximadamente 1.500 processos (entre feitos ativos e arquivados) no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho.

. Professor da Disciplina de Prática Trabalhista, na Fesp Faculdades.

 

PERFIL NA ADVOCACIA

. Atuação na área trabalhista, em todos os graus de jurisdição, administrativa ou judicial, apresentando ideias inovadoras e eficazes para a solução dos litígios, possibilitando, ainda, e principalmente, visão antecipada na prevenção deles.

. Tem como premissas básicas a máxima ética nos relacionamentos, a sinceridade de opiniões, o compartilhamento das escolhas e estratégias, a busca de novas ideias e o respeito pela legislação.

 

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

. Os Créditos Trabalhistas na Nova Lei de Falências, publicada na Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, n. 13, 2005.