Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 11 > TRT promove apresentação do PJe-JT para advogados
Conteúdo

TRT promove apresentação do PJe-JT para advogados

Será nesta quarta, 14, no Fórum Trabalhista
publicado: 13/11/2012 16h55 última modificação: 30/09/2016 10h12

Será nesta quarta-feira, 14, às 14h30, no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, a palestra de apresentação exclusiva para advogados do PJe-JT – o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho. A palestra será ministrada pela desembargador Cláudio Brandão, presidente do Comitê Gestor para a implantação do PJe-JT no país. Não é necessário inscrição prévia.

Cláudio Brandão publicou vários livros jurídicos, entre eles o Manual Administrativo e os comentários ao Código de Organização e Divisão Judiciários do Estado do Rio e ao Estatuto dos Servidores Públicos. Com a instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em todo o País, o desembargador Cláudio Brandão foi escolhido como coordenador nacional do PJe-JT e ministra palestras sobre o novo sistema nos tribunais. Ele vem enfatizando que a nova ferramenta vai envolver todas as áreas dos Tribunais e levar tudo o que a Tecnologia de Informação pode proporcionar pela celeridade da prestação jurisdicional.

O presidente do Comitê Gestor de implantação do PJe-JT na Paraíba, desembargador Ubiratan Delgado, ressaltou que o palestrante é “profundo conhecedor do PJe-JT e vai trazer esclarecimentos imprescindíveis aos advogados. Ele também destacou a importância da participação dos advogados na palestra. “O advogado trabalhista que não estiver habilitado em trabalhar com o PJe-JT terá dificuldades”.Já a partir do dia 23, o PJe estará funcionando na Segunda Instância para processos originários do TRT. O Tribunal só receberá Mandado de Segurança originário (aquele que começa no Tribunal) pelo novo sistema, e os advogados devem estar preparados, inclusive com a certificação digital. O novo sistema também entra em funcionamento nas Varas do Trabalho de Mamanguape e Santa Rita.

O projeto do Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho – PJe-JT é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais, uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, com vistas a atingir o propósito de implantar, em todo o país, essa nova ferramenta tecnológica, que é um sistema de tramitação eletrônica único para atender a todos os anseios e necessidades específicas da Justiça do Trabalho.

Ações

O presidente do Comitê de Implantação do Processo Judicial Eletrônico, desembargador Ubiratan Delgado está ultimando os preparativos para a implantação definitiva do PJe-JT, que acontecerá no próximo dia 23. Diversas ações foram desenvolvidas objetivando a preparação dos magistrados, servidores e advogados que militam na área trabalhista.

O TRT realizou cursos presenciais e por videoconferências, palestras, reuniões e visitas a setores. Além disso preparou todo o ambiente para receber o processo eletrônico com adaptação dos planos de continuidade e backup com atuação do CSJT via email, em seguida a montagem da infraestrutura de TI, também com atuação do CSJT.

Outro passo dado foi o treinamento dos administradores, parametrização do PJe-JT e a verificação final ambiente. Na próxima etapa será feita a simulação de funcionamento nas Varas e treinamento e simulação de funcionamento do Tribunal para servidores de gabinetes e Turmas (replicadores).

De acordo com o cronograma de implantação do PJe-JT serão feitas visitas à Turma piloto para apresentação do plano de implantação, treinamento dos desembargadores e até o dia 21, a apresentação para os operadores do Direito. Depois da implantação, agendada para o dia 23, será realizada operação assistida aos gabinetes, secretarias e sessão além da realização de reuniões por videoconferências para debater as lições aprendidas na implantação com os desembargadores e servidores de TI.