Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 11 > TRT realiza treinamento para a instalação do (Pje-JT)
Conteúdo

TRT realiza treinamento para a instalação do (Pje-JT)

Durante toda a semana os servidores das varas de Santa Rita e Mamanguape participam das atividades
publicado: 05/11/2012 17h20 última modificação: 30/09/2016 10h12

O Tribunal Regional do Trabalho está realizando durante os dias 5, 6, 7, 8 e 9 de novembro o treinamento para a instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (Pje-JT). Os participantes são servidores das 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Santa Rita e da Vara de Mamanguape. As atividades acontecem na sala de treinamento do Fórum Maximiano Figueredo.

O objetivo do treinamento é deixar todos os servidores aptos a manipularem o novo sistema. “Além de deixarmos os servidores capacitados para lidar com o Pje-TJ, iremos formar um quadro multiplicador para o próximo treinamento do sistema, ou seja, iremos montar um grupo que está sendo treinado hoje para que eles possam aplicar treinamentos futuros”, frisou Max Frederico, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC).

Max Frederico destacou, ainda, sobre importância para a aquisição do Certificado Digital. “Não poderá atuar no PJe-JT o magistrado, advogado ou servidor que não possuir do Certificado Digital”. A certificação é fornecida, gratuitamente, pela Caixa. No caso dos advogados, o Certificado pode ser emitido pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-PB ou qualquer outra autoridade certificadora. O processo para obtenção do Certificado demora em torno de 10 dias.


Gustavo Silveira, Lorena Marrone e Felipe Andrade, todos do TRT do Rio de Janeiro (1º Região), ministram o treinamento. Também participam das atividades Rodrigo Cartaxo do TRT do Rio Grande do Norte (21º Região) e Davi Medeiros do TRT da Paraíba.

O Pje-JT

O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) é um sistema de informática criado para dar fim à tramitação de autos em papel no Poder Judiciário. O sistema promove o uso racional e inteligente da tecnologia em prol de uma Justiça mais célere, acessível, econômica, eficiente e sintonizada com a preservação ambiental. Além de reduzir drasticamente os gastos com papel e insumos, o PJe da Justiça do Trabalho substituirá mais de 40 sistemas existentes no Poder Judiciário.

Trata-se de uma solução gratuita, em linguagem moderna e segura. Com a interoperabilidade propiciada entre os Tribunais e outros órgãos da Administração Pública, a sociedade contará com uma Justiça mais ágil e organizada. Outro benefício é a acessibilidade. Qualquer pessoa com acesso à internet pode consultar os processos eletrônicos 24 horas por dia.

A meta da Justiça do Trabalho para 2012 é implantar o Processo Judicial Eletrônico em, pelo menos, 10% das Varas de Trabalho de cada um dos 24 TRTs. Em 2013, a meta será 2 expandir o sistema para, pelo menos, 40% das Varas de cada Tribunal. O percentual de magistrados e servidores capacitados na utilização do PJe-JT deverá ser elevado a 50%.