Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 11 > Vara do Trabalho de Mamanguape já funciona com o PJe-JT
Conteúdo

Vara do Trabalho de Mamanguape já funciona com o PJe-JT

Processo Eletrônico nacional foi implantado nesta sexta, 30
publicado: 30/11/2012 14h20 última modificação: 30/09/2016 10h12

A Vara do Trabalho de Mamanguape já tem instalado o Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). A solenidade de implantação aconteceu nesta sexta-feira, 30, com a presença do presidente do Tribunal do Trabalho, desembargador Paulo Maia Filho, que descerrou a placa comemorativa junto com o juiz titular José Airton Pereira e o diretor-geral do Tribunal, Glauco Campos.

O presidente fez um breve histórico da implantação do Processo Eletrônico produzido pela Secretaria de Tecnologia do TRT da Paraíba e os avanços e contribuições que o Regional paraibano deu para o desenvolvimento do modelo nacional.

O juiz titular da Vara do Trabalho de Mamanguape, José Airton Pereira, disse que espera que o Processo Judicial Eletrônico, o PJe-JT tenha a mesma eficiência do Processo Eletrônico baseado no Suap – Sistema Único de Administração de Processos. “Será para todos nós mais um desafio, mas acreditamos que o novo sistema será integrado rapidamente ao nosso cotidiano e trará a agilidade necessária”

O advogado Alberdan Cotta, um dos mais antigos que atua na Vara do Trabalho do município, protocolou a primeira ação no PJe-JT. “Acredito que essa novidade vai trazer mais rapidez e será bom para todos: advogados, serventuários de Justiça Trabalhista e os trabalhadores que buscam solução para suas causas”

 

Terceira VT com o PJe-JT

A Vara do Trabalho de Mamanguape, que tem como juiz titular José Airton Pereira e como diretor de secretaria Adelmo Sousa. É a terceira a receber o novo sistema, desenvolvido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e foi a última das 27 unidades da Paraíba a ter o processo eletrônico paraibano instalado, fechando o ciclo do processo sem papel na Paraíba, em dezembro de 2010. A instalação teve a presença do diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT, Max Guedes Pereira e de servidores do setor.

Sob a coordenação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o PJe-JT está sendo implantado de forma gradativa nos 24 Regionais Trabalhistas existentes no país. Um dos principais objetivos é unificar todos os sistemas processuais que existem no judiciário brasileiro, cerca de 40, e que não se comunicam entre si.

O PJe-JT é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite aos magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema, assim como o acompanhamento do processo durante todas as suas fases, via internet. Foi desenvolvido mediante parceria inédita entre o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho e diversos tribunais brasileiros.