Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 12 > Memorial recebe mais de mil obras
Conteúdo

Memorial recebe mais de mil obras

Acervo jurídico e literário pertencia ao desembargador Francisco de Assis Carvalho
publicado: 11/12/2012 13h10 última modificação: 30/09/2016 10h11

A Biblioteca Odilon Ribeiro Coutinho, do Tribunal do Trabalho da Paraíba, recebeu uma das maiores doações de obras jurídicas e literárias dos últimos anos. Foram mais de mil exemplares que faziam parte do acervo particular do desembargador Francisco de Assis Carvalho e Silva, incluindo a LEX – Coletânea de Legislação e Jurisprudência, além de edições clássicas de autores famosos tais como: Manoel Antonio Teixeira Filho, Mozart Victor Russomano, Orlando Gomes, Américo Plá Rodriguez, entre outros.

Antes de assinar o Termo de Doação, o desembargador Francisco de Assis Carvalho lembrou que quando ingressou na Justiça do Trabalho, como servidor, ainda era estudante secundarista. Foi aprovado em concurso vestibular realizado na cidade de Recife (PE) e passou a estudar Direito.

“A Justiça do Trabalho foi meu primeiro emprego. Fui aprovado no primeiro concurso realizado pela instituição e os melhores dias de minha vida dediquei a esta Justiça. Agora estou tendo a oportunidade de retribuir um pouco do que eu aprendi. Como servidor, galguei quase todas as funções. Como magistrado, iniciei na condição de Juiz Substituto, Juiz Titular de Junta de Conciliação e Julgamento e, posteriormente, Desembargador, cargo que atualmente ocupo, sem esquecer do coroamento dessa trajetória com a assunção à Presidência deste Tribunal no biênio 2000/2002”, disse o magistrado.

O Termo de Doação foi assinado pelo desembargador e pelo diretor-geral do TRT, Glauco Campos, o diretor do Serviço de Documentação e Arquivo, Walter Azevedo, e pelo chefe de gabinete do GDAC, Saulo Mendes Sobreira Filho.

Glauco Campos falou da importância da doação e destacou que as obras são necessárias porque são um estímulo à leitura. “O Direito não muda, ele se adapta às novas situações, daí a importância fundamental dessas obras que estão sendo doadas”, observou. Walter Azevedo agradeceu a doação e ressaltou que todas as obras são úteis para estudos e pesquisas. “O Tribunal, por meio da Biblioteca, recebe com gratidão cada uma das obras doadas”, disse, destacando que foi o desembargador Assis Carvalho que modernizou a Biblioteca com a compra de novos livros em sua gestão.

Walter Azevedo lembrou que o presidente do TRT, desembargador Paulo Américo Maia Filho tem garantido apoio total à Biblioteca. “Recentemente foi realizado concurso para estagiários e os aprovados estão prestando serviços no Arquivo e na Biblioteca, locais de grande importância para o desenvolvimento da cultura do Tribunal”, disse o diretor do SDA.

No montante doado existem, além das obras de cunho jurídico, exemplares de obras literárias de Jorge Amado, de José de Alencar e outros. “Quem sabe, antes de minha aposentadoria, não faço outra doação”, comentou o desembargador.