Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 12 > Servidores do Regional já aderem ao trabalho à distância
Conteúdo

Servidores do Regional já aderem ao trabalho à distância

Sistema contribuirá para a redução no consumo de água, energia elétrica, papel e outros bens e serviços
publicado: 18/12/2012 09h55 última modificação: 30/09/2016 10h11

Servidores do Tribunal do Trabalho da Paraíba já estão aderindo ao teletrabalho. A ferramenta permite o acesso, a qualquer tempo, de qualquer lugar, a todos os sistemas necessários ao trabalho com procedimentos judiciários, sem a necessidade da presença física na unidade, o que contribui para a melhoria dos programas socioambientais do Tribunal, com redução no consumo de água, esgoto, energia elétrica, papel e outros bens e serviços.

Para o diretor da Vara do Trabalho de Sousa, Welton da Silva Mangueira, o teletrabalho é uma consequência inevitável frente a nova era da informação em tempo real. “Vejo com entusiasmo a sua implantação na nossa unidade e creio nas inúmeras vantagens que teremos, entre elas a organização do trabalho em ambiente delimitado pelo servidor, inclusive o tempo, o trabalho sem interrupções por parte do jurisdicionado e a redução nos custos”.

O servidor Erli Bandeira de Sousa, da Vara do Trabalho de Sousa, diz que as vantagens do teletrabalho são a melhoria da qualidade do serviço e o aumento da produção, além da melhor qualidade de vida do funcionário. “O teletrabalho trará motivação, bem-estar, otimização do tempo e organização”.

O sistema foi instituído, a título experimental, pelo presidente do TRT da Paraíba, desembargador Paulo Américo Maia Filho e está sendo coordenado por uma comissão presidida pelo juiz Paulo Paulo Roberto Vieira Rocha, titular da Vara do Trabalho de Sousa/PB, obedecendo a Resolução nº 109 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, adotada por diversos órgãos em todo o país.

O teletrabalho tem por objetivo aumentar, em termos quantitativos e sem prejuízo de qualidade, a produtividade dos trabalhos realizados. Os servidores envolvidos devem incrementar sua produtividade em, no mínimo, 15% em relação aos demais. Outra característica importante do teletrabalho é que amplia a possibilidade de trabalho das pessoas com dificuldade de deslocamento, com inegável impacto na sua qualidade de vida.

O contato direto e informal com a Comissão de Gestão do Teletrabalho poderá ser feito através do e-mail comget@trt13.jus.br.

Desvantagens

Welton da Silva Mangueira disse também que haverá uma diminuição do convívio social presencial diário com colegas de trabalho. “A meu ver é uma desvantagem pela perda do calor humano nas relações de trabalho”.

Já Erli Bandeira considera desvantagem a dificuldade que o servidor encontrará em conciliar qualidade com quantidade na sua produção, uma vez que ele terá metas a cumprir e pode comprometer a qualidade do serviço para atingir a meta de produção. “O acompanhamento adequado do chefe imediato e a negociação das metas em parâmetros razoáveis, que garantam a melhoria da produtividade sem sufocar o servidor podem minimizar o problema”, disse.