Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 02 > TRT da Paraíba fica na 17ª colocação na avaliação do TCU em Governança de TI

TRT da Paraíba fica na 17ª colocação na avaliação do TCU em Governança de TI

Levantamento está publicado no Portal de Governança de TI DO TCU "o iGovTI "

Ações do documento

No levantamento de Governança de Tecnologia da Informação - TI do Tribunal de Contas da União – TCU, o Tribunal do Trabalho da Paraíba ficou na 17ª colocação no grupo Tribunal (91 Tribunais) (Trabalho, Federal, Eleitoral, Comum e Militar) no ciclo 2012. O serviço faz parte do processo de trabalho que prevê, a cada dois anos, a realização de avaliação com o objetivo de acompanhar e manter base de dados atualizada com a situação de governança de TI na Administração Pública Federal (APF).

O resultado da avaliação foi considerada como satisfatório, pois em 2010 o iGovTI foi de 0,52 e em 2012 de 0,6, demonstrando uma evolução na Governança de TIC do TRT da Paraíba.

O levantamento foi publicado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT – Setic, no Portal de Governança de TI do TRT13. De acordo com o diretor da Setic, este portal é acessado apenas na Intranet. O portal tem como principal objetivo apresentar as ações, planejamentos, políticas organizacionais e atividades voltadas à Governança de Tecnologia da Informação (TI) no Regional.

 

Governança Corporativa

 

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade.

 

Governança de TI

 

Governança de TI é uma estrutura de relacionamentos e processos, de responsabilidade da alta administração, para direcionar e controlar a organização, garantir a continuidade do negócio contra interrupções e falhas, minimizar os riscos, otimizar a aplicação de recursos, garantir o alinhamento da TI a marcos de regulamentação externos e alinhar a TI aos negócios.

 

ESCALA:

 

0,0 a 0,39 - Inicial

 

0,4 a 0,59 - Intermediária

 

0,6 a 1,0 - Aprimorado