Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 02 > Tribunal promove ato público sobre trabalho seguro em canteiro de obras

Tribunal promove ato público sobre trabalho seguro em canteiro de obras

Quase 300 trabalhadores da obra do Centro de Convenções de João Pessoa participaram do evento

Ações do documento

Com palestra educativa, distribuição de brindes e cantoria do poeta e repentista Oliveira de Panelas, foi realizado no canteiro de obras do Centro de Convenções de João Pessoa, pelo Tribunal do Trabalho da Paraíba, um ato público educativo pelo trabalho seguro. A ação é parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, de iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal Superior do Trabalho (TST) em conjunto com todos os tribunais regionais do Brasil.

O ato teve a participação de quase trezentos trabalhadores, além da equipe de engenheiros da empresa Via Engenharia e foi aberto pelo presidente do Tribunal, desembargador Carlos Coelho. O magistrado falou da principal função do TRT, que é julgar processos e da função social e cidadã demonstrada no ato do Trabalho Seguro, que é esclarecer e prevenir acidentes. “A Justiça do Trabalho deseja não apenas atuar nos processos que lhes chegam, mas também aqui, como parceira, ajudando nos esforços de prevenção, sempre melhor para todos”.

 

Atuando como magistrado há mais de 20 anos, o desembargador lembrou dos processos que julgou envolvendo acidente de trabalho. “A cada processo que julgava, havia sempre a história de dor e sofrimento de trabalhadores e seus familiares, bem como a dos empregadores honestos que se preocupam com o cumprimento da lei e com a necessidade de se criar ambientes seguros de trabalho”, disse.

 

Trabalho seguro

O juiz José Artur da Silva Torres, que é gestor regional do programa na Paraíba fez palestra sobre o tema. Destacou que o programa prevê a saída do juiz de seu gabinete para atuar junto ao trabalhador, com o objetivo específico de diminuir o número de acidentes, já que é na construção civil que acontece o maior número deles. “Em toda a minha carreira de servidor e depois de magistrado da Justiça do Trabalho, percebi que com a devida precaução é possível evitar praticamente todo e qualquer acidente de trabalho”.

De acordo o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho 2010 do Ministério da Previdência Social, a Paraíba registrou 5.170 acidentes de trabalho, enquanto no Brasil o número alcançou 701.496 mil.

Após a palestra, o ato teve a participação especial do artista e cantador popular Oliveira de Panelas, que com rimas e poesia, interagiu com os trabalhadores sobre a importância do trabalho feito com segurança. O TRT distribuiu kits com camisetas, bonés, canecas de porcelana, chaveiros e revistas educativas para todos os trabalhadores presentes no evento.

 

Na Paraíba, o programa é gerido pelos juízes do TRT, José Artur da Silva Torres e José Guilherme Marques Júnior. Outras duas ações estão previstas para acontecer em locais e datas a definir.

 

Prêmio Innovare 2012

Vencedor do Prêmio Innovare 2012, a meta do "Programa Trabalho Seguro" é alertar trabalhadores, empregadores e a sociedade de maneira geral sobre os riscos das atividades diárias, com o intuito de estimular a prevenção de acidentes e reduzir o alto número de casos no Brasil.

O Programa tem parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.