Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 02 > TRT realiza ato público pelo trabalho seguro nesta sexta (22)
Conteúdo

TRT realiza ato público pelo trabalho seguro nesta sexta (22)

Evento será realizado no canteiro de obras do Centro de Convenções de João Pessoa
publicado: 21/02/2013 08h29 última modificação: 30/09/2016 10h09

 

O Tribunal do Trabalho da Paraíba vai realizar ato público educativo pelo trabalho seguro nesta sexta-feira, dia 22, às 7h30, com a participação de duzentos trabalhadores. O evento acontecerá no canteiro de obras do Centro de Convenções de João Pessoa, que fica localizado no Altiplano do Cabo Branco, na Rodovia PB-008. O ato público é uma ação educativa do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, de iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Na Paraíba, o programa é gerido pelos juízes do TRT, José Artur da Silva Torres e José Guilherme Marques Júnior. A ação educativa tem a parceria da empresa Via Engenharia, responsável pela obra. Outras duas ações estão previstas para acontecer em locais e datas a definir.

O programa tem como objetivo a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil e na Paraíba. De acordo o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho 2010 do Ministério da Previdência Social, a Paraíba registrou 5.170 acidentes de trabalho, enquanto no Brasil o número alcançou 701.496 mil.

A ação educativa terá a participação do presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho, que fará a abertura, e de juízes. O gestor regional do programa, juiz José Artur fará uma palestra abordando o trabalho seguro. Após a palestra, o ato terá a participação especial do artista e cantador popular Oliveira de Panelas, que irá interagir com os trabalhadores sobre a importância do trabalho feito com segurança.

 

Prêmio Innovare 2012

Vencedor do Prêmio Innovare 2012, a meta do "Programa Trabalho Seguro" é alertar trabalhadores, empregadores e a sociedade de maneira geral sobre os riscos das atividades diárias, com o intuito de estimular a prevenção de acidentes e reduzir o alto número de casos no Brasil.

O Programa tem parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

 

Gestores do Programa:

Dois magistrados atuam, no âmbito de cada Tribunal Regional do Trabalho, como Gestores Regionais do Programa Trabalho Seguro, cabendo-lhes:

 

I - estimular, coordenar e implementar as ações de prevenção de acidentes de trabalho, em colaboração com as instituições parceiras regionais;

II - atuar na interlocução com os Gestores Nacionais, relatando as ações desenvolvidas, dificuldades encontradas e resultados alcançados;

III - promover e coordenar ações educativas voltadas a empregados, empregadores, estudantes, sindicatos, escolas e demais entidades públicas e privadas no propósito de fomentar a cultura de prevenção de acidentes por meio da educação;

IV - divulgar e distribuir os materiais produzidos e recomendados pelo Programa;

V - acompanhar o cumprimento dos planos de ação, metas, recomendações, resoluções e compromissos relativos ao Programa.