Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 03 > Diretor da 6º Vara do Trabalho de João Pessoa ministra palestra no TRF da 4º Região

Diretor da 6º Vara do Trabalho de João Pessoa ministra palestra no TRF da 4º Região

A palestra fez parte do “Seminário Atualidade e Futuro da Administração da Justiça”

Ações do documento

publicado: 22/03/2013 14h05 última modificação: 30/09/2016 10h09

O diretor da 6º Vara do Trabalho da Paraíba, Abílio de Sá, participou como palestrante no “Seminário Atualidade e Futuro da Administração da Justiça”, que foi realizado nos dias 11 e 12 de março no Tribunal Regional Federal da 4º Região (Rio Grande do Sul). Participaram das atividades magistrados e servidores de todas as instâncias e ramos do Poder Judiciário do Brasil.

O diretor falou sobre o que mudou no processamento das ações judiciais e nas atividades cartorárias com o Processo Judicial eletrônico (PJe), além de fazer um breve relato sobre os quatro anos de funcionamento do sistema no Tribunal do Trabalho da Paraíba.

“Não basta saber que houve mudanças, é preciso entender como elas aconteceram, avaliando a importância e a dimensão de cada uma, pois quando começamos a trabalhar o sistema eletrônico, sequer sonhávamos com o PJE para todo o judiciário brasileiro. Hoje o PJE da Justiça do Trabalho já funciona em três varas do TRT da Paraíba”, salientou o diretor Abílio em sua palestra.

Ele apontou que maior ganho obtido com o processo eletrônico foi a redução no gasto com papel. A diminuição do consumo de papel são surpreendentes. “A eletronização das ações fez desaparecer os autos físicos que abarrotavam as Varas do Trabalho. Isso trouxe agilidade à tramitação processual e às rotinas das Secretarias, eliminando as tarefas burocráticas”, destacou.

Também foi destacado o que mudou com o funcionamento do PJe “Com a implantação do Processo Eletrônico o Poder Judiciário ganhou celeridade e qualidade, ficando disponível aos jurisdicionados 24 horas por dia, com maior acessibilidade e transparência. Tornou-se, portanto, mais eficaz”, finalizou.

 

A palestra ministrada por Abílio de Sá Neto e outros representantes de tribunais brasileiros para avaliar a nova realidade da Justiça frente ao processo eletrônico foi destaque no portal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Confira no link abaixo:

http://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=8933