Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 03 > Núcleo de Conciliação abre exposição de artes no Fórum de João Pessoa

Núcleo de Conciliação abre exposição de artes no Fórum de João Pessoa

Obras de arte do artista Pedro Nogueira podem ser vistas até o dia 22

Ações do documento

publicado: 11/03/2013 12h30 última modificação: 30/09/2016 10h09

Com o tema “Humanização no Judiciário – Arte Sacra e Contemporânea”, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Nucon, do Tribunal do Trabalho da Paraíba abriu, nesta segunda-feira (11), exposição de artes composta por 24 telas de obras sacras e de arte contemporânea assinadas pelo artista plástico Pedro Nogueira.

A exposição permanecerá até a sexta-feira, 22, no hall das Varas do Trabalho e do auditório do Fórum Trabalhista Maximiano Figueiredo, localizado no shopping Tambiá, pisos E1 e E2, em João Pessoa. Poderá ser visitada de 7 às 14h, exceto na segunda-feira, que será de 10 às 17h. Na abertura do evento foram distribuídas cartilhas de divulgação da conciliação humanista, que tem resolvido processos de difícil execução através do diálogo e acordo espontâneo entre as partes.

A juíza Nayara Mota, coordenadora do Nucon disse que trazer a arte para um Fórum Trabalhista significa propagar a proposta de humanização do Poder Judiciário. “Uma proposta que defendemos desde o ano passado e já tem muita aceitação da sociedade paraibana. Sentimos o reflexo das pessoas que estão sendo atendidas pelo Núcleo e resolvemos tornar o ambiente das varas mais cálido, mais apaixonante, mais calmo”, disse.

Para o artista Pedro Nogueira, expôr sua arte no Fórum, que é um ambiente de Justiça, mudou toda a história de sua carreira artística. “A energia que tem aqui no Fórum é bem diferente do que se tem lá fora. Acredito que, com a minha arte, estou contribuindo para a conciliação, porque a arte mexe com as pessoas e transforma, além de trazer o que é bom para o interior das pessoas”, afirmou.

Perfil do artista

O artista plástico Pedro Nogueira é pernambucano e foi premiado por instituições como a Universidade Federal de Pernambuco e pelo Banco do Brasil. Em 2012 iniciou um trabalho inovador no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, Nucon, no Tribunal do Trabalho da Paraíba, onde produziu diversos painéis para duas salas de audiência e ante-sala do Núcleo, abordando temas culturais. Em seguida também realizou pinturas na 2ª, 6ª e 7ª , Varas do Trabalho em João Pessoa.

Nucon

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Nucon, foi criado pela Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse. A proposta do Nucon no Tribunal do Trabalho da Paraíba envolve uma conciliação humanista que qualifica o ato judicial da tentativa conciliatória ao propor que o magistrado atue como facilitador do diálogo.