Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 03 > Obra sacra da Diocese de Guarabira foi restaurada por servidor do TRT

Obra sacra da Diocese de Guarabira foi restaurada por servidor do TRT

“O Cristo Crucificado”, de estilo barroco, pertence a Paróquia Nosso Senhor do Bonfim

Ações do documento

publicado: 22/03/2013 11h30 última modificação: 30/09/2016 10h09

“O Cristo Crucificado”, obra de arte de estilo barroco, que pertencente a Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, Diocese de Guarabira. (Paróquia Nosso Senhor do Bonfim - Serra da Raiz/Duas Estradas) foi restaurada e retornará para a igreja. O trabalho minucioso de restauração foi realizado por Valdélio Ventura Paulo, que surpreendeu os colegas de trabalho do Núcleo de Conciliação do Tribunal do Trabalho da Paraíba - Nucon, com a magnífica recuperação da peça.

A imagem do Cristo datada de 1840, estava com alterações em sua originalidade, contendo mutilações, ranhuras e outras deformidades, o que mereceu muita dedicação, paciência e talento do restaurador, resultando num trabalho valoroso para a Diocese. A obra de arte foi trazida para João Pessoa por Wellington Vilar Viana para ser recuperada. Wellington é diácono e servidor do TRT, com lotação no Nucon.

O trabalho de restauração foi uma doação de Valdélio Ventura para a Diocese. “Me sinto muito feliz e gratificado em entregar à Paróquia a peça restaurada. Aproveito para enaltecer a louvável preocupação e o carisma de Wellington Viana pela necessidade em recuperar a peça sacra, diante do seu valor histórico e litúrgico para aquela Diocese.

Valdélio observou ainda que “o trabalho é dotado de amor, dom de Deus, e voltado para os olhos de todos os fiéis”.

 

Diocese de Guarabira

A Diocese de Guarabira é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Paraíba e ao Conselho Episcopal Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese da Paraíba. A sé episcopal está na Catedral Nossa Senhora da Luz, na cidade de Guarabira, no estado da Paraíba.

Foi erigida em 10 de outubro de 1980, pelo Papa João Paulo II, sendo desmembrada da Arquidiocese da Paraíba da qual era região episcopal desde 1976.

Em 2004, a Diocese contava com uma população aproximada de 404.623 habitantes, com 85% de católicos. O território é de 3.328 km², organizado em 23 paróquias e 32 cidades.