Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 03 > Ouvidoria do TRT apresenta plano de trabalho para o ano de 2013

Ouvidoria do TRT apresenta plano de trabalho para o ano de 2013

Melhorar a interação com a sociedade é um dos objetivos

Ações do documento

publicado: 21/03/2013 10h17 última modificação: 30/09/2016 10h09

Ser um canal cada vez mais forte e efetivo entre o Tribunal do Trabalho da Paraíba e a sociedade. Esse é o foco da Ouvidoria da instituição para este ano de 2013. Um Plano de Trabalho para ser implementado este ano foi divulgado pelo ouvidor titular, desembargador Wolney de Macedo Cordeiro.

Entre as metas está a implantação da Unidade de Ouvidoria Móvel – UOM, com visitas permanentes às Varas do Trabalho, ampliando o acesso dos usuários da Justiça do Trabalho, cidadãos e servidores. O plano prevê ainda uma maior integração da Ouvidoria com as demais unidades do Tribunal, revisão do material de divulgação dos serviços prestados e o aprimoramento da página da Ouvidoria na internet e intranet, entre várias outras ações.

Uma das novidades é o lançamento de um concurso para a escolha da logomarca da Ouvidoria. O concurso é aberto a todos os interessados, profissionais de publicidade e propaganda, designers, artistas gráficos e estudantes de áreas afins. O edital será lançado em breve e terá ampla divulgação nos meios de comunicação e, principalmente, no site do TRT (www.trt13.jus.br). O edital proíbe a participação de parente consanguíneo ou afim, até o terceiro grau, da pessoas diretamente ligadas à organização ou promoção do evento, servidores e juízes do trabalho da 13ª Região. O prêmio para o vencedor será de mil reais, oferecido pela a Associação dos Magistrados dos Magistrados do Trabalho da Paraíba (Amatra 13).

Para o desembargador ouvidor, Wolney Cordeiro, o trabalho da Ouvidoria é continuado e a nova gestão tem como objetivo aprimorar alguns serviços. “O aprimoramento interno e externo constitui as metas de atuação da Ouvidoria no ano de 2013”, frisou, acrescentando que “a Ouvidoria é instrumento dotado do propósito basilar de aprimorar o exercício da cidadania mediante a promoção do diálogo entre a sociedade e o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região. Além do mais, constitui-se em meio efetivo de gestão com capacidade de proceder importantes transformações institucionais”.

 

Resumo das atividades que serão instituídas e incrementadas ao longo de 2013

 

  • Integração da ouvidoria com as demais unidades do Tribunal, promovendo, internamente, e de maneira contínua, a divulgação do papel e das atribuições da Ouvidoria por meio de reuniões, palestras, divulgação de informações, publicações e relatórios de atividades.

 

  • Revisão do material de divulgação por meio de banners, panfletos, folders e urnas institucionais como meio de orientar e facilitar o acesso do cidadão à Ouvidoria.

 

  • Realização de pesquisa de opinião sobre a satisfação dos jurisdicionados com os serviços oferecidos pela Ouvidoria.

 

  • Implantação da Unidade de Ouvidoria Móvel – UOM, com planejamento permanente de visitas às Varas do Trabalho, ampliando a acessibilidade dos servidores, usuários da Justiça do Trabalho e cidadãos em geral, observadas as seguintes diretrizes:

 

a) atendimento direto aos jurisdicionados, ouvindo pessoalmente as críticas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios relacionados à jurisdição das Varas do Trabalho;

 

b) divulgação das atribuições da Ouvidoria para o cidadão, visando também ao fortalecimento da imagem institucional deste Regional;

 

c) elaboração de calendário anual de visitas da UOM, com especial ênfase ao interior do Estado;

 

  • Aprimorar a página da Ouvidoria na internet e intranet, com a inclusão de mais opções de consulta e possível interação com o Suap/PJe-JT.

 

  • Criação da Agenda do Ouvidor, determinando um dia na semana para o encontro dos jurisdicionados com o Ouvidor.