Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 04 > Ato público sobre trabalho seguro será realizado nesta sexta (12) no canteiro de obras do TRT

Ato público sobre trabalho seguro será realizado nesta sexta (12) no canteiro de obras do TRT

Trabalhadores da obra do Fórum Trabalhista de João Pessoa participarão do evento

Ações do documento

Os trabalhadores da obra do Fórum Trabalhista Maximiano Figueiredo vão participar, nesta sexta-feira, dia 12, de uma ação do Projeto Trabalho Seguro. Palestra educativa e distribuição de brindes vão marcar as ações no canteiro de obras. A palestra será ministrada pelo juiz do Tribunal do Trabalho da Paraíba, José Artur Torres, gestor regional do programa na Paraíba. A ação é parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, de iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal Superior do Trabalho (TST) em conjunto com todos os tribunais regionais do Brasil.

O ato contará com a participação de trabalhadores, além da equipe de engenheiros e arquitetos do TRT e da Empresa Comtérmica, de construção civil e será aberto pelo presidente do Tribunal, desembargador Carlos Coelho.

A equipe de Gestão e Fiscalização da obra é formada pelos servidores Gibson Robson Meira, Clóvis dos Santos Lima e Francisco de Assis Medeiros Costa.

O Fórum

O novo Fórum Trabalhista vai abrigar todas as Varas do Trabalho de João Pessoa e terá cerca de vinte mil metros quadrados de área construída. Um prédio moderno que já será concluído com espaço para a criação de duas novas Varas do Trabalho, caso isso aconteça. O prédio vai oferecer estacionamento próprio para servidores e visitantes, auditório para eventos, terá dois postos bancários, biblioteca e o Memorial da Justiça Trabalhista da Paraíba. Além disso, o novo Fórum Maximiano Figueiredo será concluído dentro da norma brasileira de acessibilidade, o que facilitará o acesso aos portadores de necessidades especias.

Trabalho seguro

O juiz José Artur da Silva Torres disse que o programa prevê a saída do juiz de seu gabinete para atuar junto ao trabalhador, com o objetivo específico de diminuir o número de acidentes, já que é na construção civil que acontece o maior número deles. “Em toda a minha carreira de servidor e depois de magistrado da Justiça do Trabalho, percebi que com a devida precaução é possível evitar praticamente todo e qualquer acidente de trabalho”.

De acordo o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho 2010 do Ministério da Previdência Social, a Paraíba registrou 5.170 acidentes de trabalho, enquanto no Brasil o número alcançou 701.496 mil.

Após a palestra serão distribuídos kits com camisetas, bonés, canecas de porcelana, chaveiros e revistas educativas para todos os trabalhadores presentes no evento.

Na Paraíba, o programa é gerido pelos juízes do TRT, José Artur da Silva Torres e José Guilherme Marques Júnior.

Prêmio Innovare 2012

Vencedor do Prêmio Innovare 2012, a meta do "Programa Trabalho Seguro" é alertar trabalhadores, empregadores e a sociedade de maneira geral sobre os riscos das atividades diárias, com o intuito de estimular a prevenção de acidentes e reduzir o alto número de casos no Brasil.

O Programa tem parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.