Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 04 > Juíza participou de seminário no TRT do Rio Grande do Sul

Juíza participou de seminário no TRT do Rio Grande do Sul

O seminário “Acesso à Informação e Transparência” aconteceu nos dias 11 e 12 de abril

Ações do documento

 

A juíza Rosivania Gomes Cunha, coordenadora do Memorial do Tribunal do Trabalho da Paraíba e presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), participou da 1ª reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra) e do seminário “Acesso à Informação e Transparência”. Os eventos foram realizados realizado nos dias 11 e 12 de abril no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul). O seminário reuniu magistrados, historiadores, pesquisadores, arquivistas e outros profissionais da área.

A reunião do Memojutra avaliou o VI Encontro da Memoria da Justiça do Trabalho que aconteceu em Porto Velho. Também foi discutido o próximo Encontro Nacional da Memoria da Justiça do Trabalho. Já no seminário “Acesso à Informação e Transparência”, o tema foi debatido por meio de quatro conferências. No centro da pauta estiveram o Judiciário e a necessidade de preservação dos documentos judiciais, como também os autos de processos.

A conferência de encerramento, foi conduzida pela ministra Maria de Assis Calsing, do Tribunal Superior do Trabalho, integrante do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Justiça do Trabalho, juntamente com a historiadora Silvia Hunold Lara, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As convidadas destacaram, dentre outros tópicos, que os documentos preservados permitem à sociedade o conhecimento sobre seu passado.