Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 04 > Ouvidoria Móvel do TRT foi inaugurada no Fórum de João Pessoa
Conteúdo

Ouvidoria Móvel do TRT foi inaugurada no Fórum de João Pessoa

Solenidade aconteceu no hall das Varas do Trabalho de João Pessoa
publicado: 09/04/2013 13h55 última modificação: 30/09/2016 10h09

Numa ação pioneira, o Tribunal do Trabalho da Paraíba inaugurou, neste terça-feira (9), a primeira Unidade de Ouvidoria Móvel do estado. A solenidade aconteceu no hall das Varas do Trabalho de João Pessoa, Fórum Maximiano Figueiredo, com a presença do presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho. Duas servidoras mantiveram plantão para atender ao público e receber sugestões, reclamações ou elogios. No local também foi instalada uma urna para receber manifestações.

O desembargador e ouvidor do TRT, Wolney Macedo falou, em um breve discurso, do projeto piloto, que tem o propósito de ser expandido para o estado, prioritariamente, dentro dos órgãos da Justiça do Trabalho. “Vamos levar a Ouvidoria sempre quando foi possível durante Correições e outros eventos promovidos pelo TRT fora de sua unidade”, disse Wolney Cordeiro.

Para o magistrado, a ideia da Ouvidoria Móvel é se expôr aos jurisdicionados. “É não esperar que o cidadão nos procure e ir a procura deles”, disse, destacando que é apenas mais um canal de comunicação aberto para a população. O desembargador lembrou que a Ouvidoria do TRT é uma das mais antigas em funcionamento no Poder Judiciário. “Foi instalada desde 2004 e as inovações são estão sendo possíveis, graças ao apoio da atual administração”, disse.

O projeto, para o desembargador Wolney Macedo, é uma semente que ele espera que venha propiciar frutos importantes para a Justiça do Trabalho da Paraíba. A solenidade contou com a presença das ouvidoras da Facene Famene, Marlene Ramalho Rosas, que é também representante do Fórum Paraibano das Ouvidorias, e Neide Maria Alves de Medeiros, da Agência Estadual de Vigilância Sanitária - Agevisa.

Marlene Rosas parabenizou o Tribunal pela iniciativa pioneira. “O TRT está sempre na vanguarda da transparência”. Além de advogados e servidores do Tribunal, estiveram presentes à solenidade os juízes Lindinaldo Marinho, Solange Machado, Paulo Henrique Tavares e Normando Salomão Leitão.

 

Relatório Estatístico da Ouvidoria

De acordo com o relatório da Ouvidoria, foi observado que em relação ao ano de 2012 houve um acréscimo de 20,66% no número de manifestações, em decorrência da maior divulgação nos meios de comunicação de massa.

No primeiro trimestre de 2013, foram cadastradas na Ouvidoria do TRT 181 manifestações no Sistema Interno da Ouvidoria, sendo 10 pessoalmente, 131 por formulário eletrônico disponível na internet, 13 pelo telefone 0800 728-1313, 16 pelo telefone 3533-6001 e 11 coletadas nas urnas instaladas na sede do Tribunal e Varas.