Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 04 > Paraíba realiza 2ª ação do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho
Conteúdo

Paraíba realiza 2ª ação do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Ato público sobre trabalho seguro foi realizado no canteiro da obra do Fórum Trabalhista de João Pessoa
publicado: 16/04/2013 09h00 última modificação: 30/09/2016 10h09

O Tribunal Regional do Trabalho realizou a segunda ação do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Paraíba. O programa é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal Superior do Trabalho (TST) em conjunto com todos os tribunais do Brasil. O evento aconteceu no canteiro da obra do Fórum Maximiano Figueredo envolvendo 60 trabalhadores da construção civil.

A abertura do programa Trabalho Seguro foi feita pelo presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho que falou sobre a preocupação do Tribunal em plantar a semente da prevenção para evitar acidentes. “O acidente de trabalho pode ocorrer a qualquer momento e a nossa obrigação é garantir uma obra segura”, disse o magistrado, destacando que a preocupação é com o número de acidentes que vem aumentando em todo o país.

Dados estatísticos do Ministério da Previdência Social que mostram números de acidentes no Brasil, na Paraíba e em João Pessoa foram apresentados aos trabalhadores pelo juiz José Artur Torres, gestor regional do programa na Paraíba. O magistrado apresentou palestra educativa com vídeos que mostraram ocorrências nos canteiros de obras, que podem causar acidente e as mais diversas formas de evitá-los. “O objetivo é conscientizar os trabalhadores da importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), garantir um trabalho seguro e a diminuição do número de acidentes nos canteiros de obras”, disse.

A engenheira da Empresa Comtérmica, Fátima Oliveira elogiou a iniciativa do Tribunal e disse os trabalhadores foram receptivos. Ela disse que acredita que haverá mudanças no ambiente de trabalho. O ato contou com a participação do diretor geral do TRT, Leonardo Nóbrega, de trabalhadores e da equipe de engenheiros e arquitetos do TRT e da Comtérmica. A equipe de Gestão e Fiscalização da obra é formada pelos servidores do Tribunal Gibson Robson Meira, Clóvis dos Santos Lima e Francisco de Assis Medeiros Costa.

Foco

A construção civil é a atividade que mais registra acidentes de trabalho no Brasil. Por este motivo foi escolhida pelo Tribunal Superior do Trabalho para se iniciar a campanha. As estatísticas, segundo o Ministério de Previdência Social, revelam que em 2010 ocorreram no Brasil 701.496 acidentes e desses, 2.712 com vítimas fatais. No mesmo período a Paraíba registrou 4.957 acidentes e desses, só na capital foram 1.705.

O servidor do TRT e maestro do Coral 13ª Em Canto, Carlinhos Telles encerrou o evento no canteiro de obras com música e em seguida foram distribuídos brindes que lembram a importância da prevenção de acidentes e traduzem o objetivo da campanha.

O Fórum

O novo Fórum Trabalhista vai abrigar todas as Varas do Trabalho de João Pessoa e terá cerca de vinte mil metros quadrados de área construída. Um prédio moderno que já será concluído com espaço para a criação e instalação, no futuro, de duas novas Varas do Trabalho.

O prédio vai oferecer estacionamento próprio para servidores e visitantes, auditório para eventos, terá dois postos bancários, biblioteca e o Memorial da Justiça Trabalhista da Paraíba. Além disso, o novo Fórum Maximiano Figueiredo será concluído dentro da norma brasileira de acessibilidade, o que facilitará o acesso aos portadores de necessidades especias.