Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 04 > TRT vai comemorar os 70 anos da CLT com sessão especial na AL
Conteúdo

TRT vai comemorar os 70 anos da CLT com sessão especial na AL

Pec das Domésticas também estará em debate
publicado: 24/04/2013 07h00 última modificação: 30/09/2016 10h09

 

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) comemora no dia 1º de maio 70 anos de existência. Para celebrar a data, o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba vai realizar uma série de eventos. Um deles será a realização de uma sessão especial na Assembleia Legislativa, já agendada para às 15h do dia 7. A sessão foi requerida pelo deputado Gervásio Maia (PMDB). O vice-presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado fará a conferência no Poder Legislativo em nome da Justiça Trabalhista.

Antes, porém, na sexta-feira, 3, será realizado um seminário no auditório do Tribunal Pleno do Tribunal, com palestra principal do desembargador Wolney Cordeiro com o tema “70 Anos da CLT – Avanços e retrocessos na proteção laboral no Brasil (Uma Análise Paradigmática da E.C. Nº 72/2013 – Pec das Domésticas).

O debate a seguir terá como foco principal a chamada Pec das Domésticas, com a participação do procurador federal do trabalho da 13ª Região, Márcio Evangelista, do auditor fiscal do trabalho da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Norte, Luiz Antônio Medeiros de Araújo e de um advogado trabalhista representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba.

A comissão encarregada de organizar os eventos é presidida pela desembargadora Ana Madruga e tem a participação do desembargador Leonardo Trajano e dos servidores José Vieira Neto (Comunicação Social), Max Pereira (Gestão Estratégica) e Samuel Norat (Gestão de Pessoas)

A Ouvidoria do TRT estará presente no evento, com a Unidade de Ouvidoria Móvel, que tem como foco buscar a solução para uma melhor prestação dos serviços. O grupo de teatro do TRT vai apresentar um espetáculo que tem como tema a CLT, abrindo o seminário.

Na Vara do Trabalho de Picuí, que estará completando 20 anos de instalação no dia 2 de maio, está sendo definida uma programação comemorativa que vai envolver escolas e diversos segmentos da sociedade, com atividades de teatro e palestras.

 

Histórico

A CLT foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, durante o período do Estado Novo, na primeira administração do presidente Getúlio Vargas. A Consolidação unificou as leis trabalhistas existente no Brasil e foi um marco por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira. Ela tem com principal objetivo principal regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho.

 

Veja as notícias dos 70 anos da CLT em todo o Brasil: http://www.tst.jus.br/web/70-anos-clt/inicio