Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 06 > Projeto Sexta-feira será concluído em junho com encerramento do curso de Educação Financeira

Projeto Sexta-feira será concluído em junho com encerramento do curso de Educação Financeira

Tema foi dividido em quatro etapas para garantir melhor formação e capacitação

Ações do documento

A desorganização financeira vem aumentando a cada dia nas famílias de forma em geral. Essa pode ser provocada por diversos fatores que vão desde a falta de planejamento das contas a pagar, do dinheiro a receber, por imprevistos, ou mesmo pelo consumismo, fruto de valores contemporâneos, resultando em dívidas. Carnês, financiamentos, prestações e contas atrasadas entram nesse quesito. É normal que a pessoa endividada comece a se sentir frustrada e impotente diante da situação. Na tentativa de se refletir e pensar em estratégias de se evitar situações como essas, a Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal do Trabalho da Paraíba resolveu promover um curso de Educação Financeira para servidores dentro do Projeto Sexta-feira.

O Projeto ganhou um novo enfoque e seu tema foi dividido em quatro módulos. O objetivo da Segepe foi adequar o Projeto a uma Política de Gestão de Pessoas mais atual e efetiva, modificando sua formatação. O tema “Educação Financeira”, escolhido para abrir o primeiro Projeto Sexta-feira de 2013 foi transformado em curso e começou a ser apresentado no dia 3 de março com o tema “Refletindo como planejar e administrar seu dinheiro”. O módulo foi ministrado pelo superintendente do Banco do Brasil Evaldo Emiliano de Souza no auditório do Pleno do TRT.

A segunda etapa do curso foi realizada no dia 26 de abril, com o tema “Educação financeira para a família”, ministrado pela gerente da agência Torre do BB, Iêda Magda e pelo gerente de negócios do BB, Daniel Oliveira, no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa. Já a terceira etapa do curso teve como tema “Planeje suas finanças e financie seus sonhos para a aposentadoria”, ministrado pelo servidor do TRT Joy Allan no auditório do Tribunal Pleno.

Cerca de 80 servidores do Regional estão participando dos módulos e deverão concluir o curso no dia 28 deste mês de junho, quando o servidor do TRT Marcos Tadeu Lacerda vai ministrar o tema “Administrando juntos as finanças e o casamento”. O segundo Projeto Sexta-feira de 2013 acontecerá no segundo semestre e de acordo com a servidora Suy-Mey Mendonça Gonçalves, o tema já está sendo estudado. “Provavelmente o tema deverá versar sobre os aspectos psicossociais abrangendo a saúde e o trabalho”, disse.

 

Divisão

Dividir o tema principal do Projeto Sexta-feira em quatro etapas tem como objetivo proporcionar aos servidores uma educação continuada. O tema escolhido para o primeiro projeto do ano surgiu a partir da preocupação do presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho com os servidores, para que todos possam cuidar melhor das suas finanças até a aposentadoria.

Segundo Suy-Mey Mendonça Gonçalves, quando se reflete sobre as finanças deve-se levar em consideração o futuro. “É sensibilizar, alertar, refletir e mudar o comportamento para construir um novo futuro”, disse a servidora, destacando que o próximo tema também deverá envolver os servidores da primeira e da segunda instâncias.