Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 06 > Tribunal vai construir rede de fibra ótica em João Pessoa
Conteúdo

Tribunal vai construir rede de fibra ótica em João Pessoa

Construção possibilitará ao Regional interligar todas as suas unidades na capital com links de comunicação de alta velocidade
publicado: 13/06/2013 13h35 última modificação: 30/09/2016 10h10

O Tribunal do Trabalho da Paraíba, através da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação - Setic, está iniciando um projeto para construção de uma rede de fibra óptica em João Pessoa. A construção desta rede possibilitará ao Regional interligar todas as suas unidades na capital com links de comunicação de alta velocidade, no mínimo a rede terá uma capacidade de transmissão 100 vezes superior a atual o que trará uma considerável melhora no acesso aos sistemas e dados usados no regional. A construção da rede também implicará em uma redução de custos a médio prazo, já que o Tribunal não precisará dispor nestes locais do serviço das operadoras de Telecomunicações.

A rede será construída com uma topologia (desenho) em anel, o que permitirá a manutenção ininterrupta das comunicações mesmo na ocorrência de acidentes em um dos trechos do cabo. Outro ponto que merece grande destaque é que a construção da Rede Óptica do TRT tornará possível a interligação do Regional a Rede de Informação em Ciência Tecnologia e Inovação da Paraíba (ICTIPB).

De acordo com o diretor da Secretaria de Informática do TRT, Angelo Giuseppe Guido de Araújo Rodrigues, com isso o Tribunal poderá se beneficiar da presença da rede ICTIPB nas cidades de Santa Rita e Campina Grande, para interligar os Fóruns daquelas localidades à sede do TRT usando a fibra óptica. Assim será possível expandir, com custos extensivamente reduzidos, a rede óptica até as localidades onde a rede ICTIPB se fizer presente e, desta forma, levar progressivamente todos os benefícios da rede óptica através do estado.